A Secretaria Municipal de Educação (SMED) deu início, hoje (22), ã primeira capacitação para os professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e turmas multisseriadas da rede neste ano de 2023. O objetivo é proporcionar aos educandos um ensino de qualidade, com o professor preparado para as devidas intervenções, especificamente o primeiro, segundo e terceiro anos, que consolidam a alfabetização. A ação de abertura foi para os docentes do 3º ano, no auditório da Pastoral do Menor.

A coordenadora no Núcleo Pedagógico da Smed, Patrícia Figueiredo, informou que nesta primeira formação acontece a apresentação de proposta educacional da Smed. “A nossa proposta de trabalho para o ano letivo, que engloba a apresentação do material estruturado Educar pra Valer, especificamente para os primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano)”.

Da programação ainda fez parte a apresentação do resultado da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), posteriormente discutido com os docentes. “Trata-se de um instrumento indicador de aprendizagem muito importante para planejarmos o nosso ano de 2023. Então, a nossa formação será baseada também nos indicadores de aprendizagem para que possamos elaborar as nossas estratégias de ensino e intervenção na devida condição de trabalho para o professor e educandos”, explicou a coordenadora

A professora Kádyma da Silva Souza, da Escola Municipal Professora Neuza Vieira Silva, localizada no Vila Elisa, disse ser necessário participar das formações. “Precisamos poder compartilhar e dividir as nossas dificuldades na sala de aula a realidade das nossas escolas e ter o apoio da Smed que está sempre nos acompanhando nessa jornada”, pontuou.