A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu ontem e hoje (18), em parceria com o Programa Educar Pra Valer, o Encontro Regional de Acompanhamento Escolar, com o objetivo foi promover discussões relevantes para a implementação de uma educação de qualidade e com resultados significativos. O evento aconteceu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb.

Professor e gerente de Avaliações do Educar Pra Valer, Aílton Galvão, apresentou a palestra “Avaliação da Aprendizagem – uma análise qualitativa dos resultados”. Ele explicou como utilizar as avaliações (percurso) feitas durante o ano para trabalhar as intervenções pedagógicas nas escolas e como melhorar o acompanhamento através desses dados. “É algo que temos que cultivar melhor no país, esse uso de dados como forma de melhorar o acompanhamento e a intervenção pedagógica nas escolas”. Os resultados do Saeb 2021 e a futura avaliação que será feita pelo Estado também foram abordados.

Sobre o último resultado do Ideb, ele destacou a parceria do Educar Pra Valer com o município. “Um bom sinal de que as coisas estão fluindo, para a nossa parceria é muito importante levar as crianças às escolas. A criança que não está na escola não aprende. E que façam a prova, para termos uma ideia real de onde precisamos melhorar e o que já conseguimos fazer. Com o tempo, vamos mudando inclusive as estratégias para melhorar esses resultados à medida que esses dados vão aparecendo para nós”.

O secretário Edgard Larry destacou o comprometimento de toda a equipe que compõe a rede municipal de educação. “Com todos unidos conseguimos fazer um trabalho de qualidade”. Ele afirmou que ao sair o resultado do Ideb, perguntou ao coordenador Ronilson se o trabalho já tinha começado para 2023. “A nossa responsabilidade aumentou. Precisamos ressaltar que este é um processo que já vem de alguns anos. Processo compreendido na sua complexidade e contextualidade, para que possamos avançar. Construir um país melhor significa aprimorar aquilo que é possível ser aprimorado, corrigir o que é necessário ser corrigido e avançar. Temos grandes desafios e precisamos ir em frente. É fazer a educação como missão”.

Graças ao resultado exitoso no Centro Educacional Eurípedes Peri Rosa, localizado em Bate-Pé, a diretora Maria das Graças Brito Santos foi convidada a participar do evento. “Fazemos parte de uma escola de zona rural, considerada de grande porte. Foi uma luta desde o momento pandêmico, quando estivemos preocupados em levar o aprendizado ao nosso aluno, para garantir o desenvolvimento deles. Graças a Deus, fomos aclamados. Tivemos um grande êxito no Ideb de 2021, quando ultrapassamos a meta para 6.3 no 5º ano, e alcançamos 5.5 para o 9º ano. Um trabalho árduo, de equipe (de coordenação, professores, família), todos nos unimos em prol desse foco de melhorar o desempenho do nosso alunado. Estamos felizes. Foi um trabalho que gerou esse resultado porque de fato nós apostamos no nosso alunado e foi isso que aconteceu”.

Também participaram do encontro, compondo a mesa, o coordenador Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, a coordenadora estadual do Programa Educar Pra Valer, Silvia Monteiro; a secretária adjunta da Educação do município de Porto Seguro, Ana Paula Guerrieri, representando os demais secretários dos municípios que participaram do encontro, a exemplo de Eunápolis, Guanambi e Porto Seguro, além da articuladora do Programa Educar Pra Valer no município e coordenadora de Superintendência Escolar, Alessandra Martins.