A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu nos dias 9 e 10, uma formação do Programa Nacional Criança Alfabetizada, leitura e escrita na educação infantil, com o tema “Práticas letradas na infância”. O público alvo foram os professores que atuam nas turmas de pré-escola e educação infantil ( crianças de 4 e 5 anos).

O objetivo desta formação foi ampliar o conhecimento teórico dos professores que atuam nas turmas de pré-escola sobre tópicos relativos ao trabalho pedagógico com a linguagem escrita, leitura e oralidade na educação infantil. Para esta ação, foram formadas cinco turmas divididas nos espaços do Cemae, Biblioteca Municipal José de Sá Nunes e foyer do Planetário Prof. Everardo Públio de Castro. Cada mês são 20h de formação, sendo 16 presenciais e quatro on-line.

Kátia Prado

Aplicando a formação na turma da Biblioteca, Kátia Prado, do Núcleo Pedagógico da Smed, explicou que cada mês é trabalhado um tema que já vem definido pelo próprio programa. Esse agora foi sobre o letramento na educação infantil. “Um letramento brincante que envolve literatura, leitura e escrita, de forma brincante com as crianças”, explicou.