Com o objetivo fortalecer e qualificar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Diversidades do Núcleo Pedagógico, participou do 1º Encontro de Formação Presencial entre a articuladora e formadora regional e formadores locais do programa pela Superação do Analfabetismo – Pacto EJA. O evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados J. Murilo. O tema abordado foi “Alfabetização em foco: Monitoramento, Planejamento e Fortalecimento de Ações na EJA”.

A Formadora Regional do NTE 20, Célia Dantas, ressaltou a importância do encontro que serviu para alinhamento e fortalecimento do Pacto pela EJA. “Momento de muito aprendizado e reflexão sobre esse público que com a oportunidade de ingressar na EJA, terá suas vidas transformadas”.

Para a articuladora regional, Cleonice Gonçalves, “o encontro reafirma o compromisso dos educadores da região com o direito à educação de qualidade para jovens, adultos e idosos, reconhecendo a diversidade de trajetórias e experiências que compõem os sujeitos da EJA”. Ela acrescentou quão importante é fortalecer os elos entres os municípios do NTE, e que esse primeiro encontro foi muito importante. “Tudo muito caprichado, feito com muito amor, assim como a EJA merece. Vitoria da Conquista demostrou o quanto está envolvida e compromissada com Pacto”.

A coordenadora da EJA, formadora local de Vitória da Conquista e anfitriã do encontro, Karina Melchisedeck Meira, agradeceu a presença e escuta atenta de cada um, e destacou a importância do momento. “Foi um encontro muito rico, cheio de reflexões, partilhas e inspirações! Espaços como esse nos fortalece e nos retroalimenta quanto aos nossos fazeres na EJA, reafirmando o nosso compromisso com uma educação transformadora, que valoriza os saberes e trajetórias de cada sujeito”.

Para o coordenador da EJA do município de Barra do Choça, Gilberto Chagas, “hoje foi um dia histórico para a EJA dos municípios do NTE 20. Estivemos reunidos com o objetivo de fortalecer e alinhar as ações da EJA por meio da coordenação e articulação do Pacto EJA. Um momento importante e fundamental para traçarmos novos rumos para esta modalidade”.

O encontro contou com a presença de formadores locais de 24 municípios do NTE 20, entre eles, Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.

O Pacto pela Superação do Analfabetismo, coordenado nacionalmente pelo Ministério da Educação, é uma iniciativa que busca erradicar o analfabetismo e promover o acesso, permanência e aprendizagem àqueles que em algum momento teve o seu direito negado.