O projeto de levar noções de cooperativismo para os estudantes do fundamental da rede municipal de ensino está próximo de se concretizar. A ideia foi apresentada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac) e abraçada pelo secretário de Educação, Edgard Larry, para quem, é uma oportunidade para melhorar ainda mais o ensino na rede municipal.

Segundo o presidente da Coopmac, Gilmar Oliveira, o programa oferecido ao Município já funciona em outros centros, implantado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) em escolas do sistema educacional do próprio cooperativismo “Nós queremos aproximar o cooperativismo das escolas. Está sendo disponibilizado para a formação de crianças, principalmente da zona rural, mas queremos alcançar a cidade também”, disse o dirigente.

Na quarta-feira passada (4) a secretária adjunta, Selma Oliveira esteve na Coopmac em reunião com o presidente e Jussiara Lessa, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), onde foi apresentado o modelo do programa Cooperjovem e os materiais didáticos utilizados.

Selma Oliveira fortaleceu a posição já manifestada pelo secretário Edgard Larry de estabelecer a parceria, a ser iniciada em uma escola piloto, a ser definida, no primeiro semestre de 2023. Para Selma, também é importante que o programa possa abranger a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Jussiara Lessa, explicou que o papel do Sescoop é disseminar o cooperativismo a começar pelas escolas com crianças e adolescentes. “Isso é importante, necessário, para o desenvolvimento do cooperativismo na Bahia, pois são essas crianças que futuramente vão tomar conta do cooperativismo. O programa traz quatro vertentes: cooperativismo, empreendedorismo, a questão ambiental e financeira, sendo importante para a formação do cidadão”.

No Cooperjovem, os estudantes são os protagonistas. Tem o Cooperjogo, que visa proporcionar uma aprendizagem lúdica, ativa e baseada em projetos, em que os professores recebem capacitação e todo currículo está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).