As ações que já realizadas em 2022, como a entrega de material didático e o teste leitura aplicado nas escolas, foram apresentadas a representantes do programa Educar Pra Valer, parceiro didático da Prefeitura de Vitória da Conquista, em reunião na terá-feira (19), nas dependências da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A parceria consiste na formação de professores e acompanhamento das ações pedagógicas aplicadas na rede municipal.

Para a coordenadora estadual do Educar Pra Valer na Bahia, Sílvia Monteiro, foi um momento muito produtivo de reflexão sobre as ações que já vêm sendo realizadas pela Smed em prol da aprendizagem das crianças. “Olhar onde estamos e onde queremos chegar. Um momento também de troca de experiências, de interação entre as equipes de avaliação, acompanhamento e formação. Vitória da Conquista tem respondido muito bem às ações do Programa e hoje é um município referência para outras redes que agora estão iniciando no Programa”.

Auxílio Brasil

Também na terça-feira, servidores da Smed receberam capacitação sobre o Sistema Presença do Programa Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família em evento no auditório do Colégio Estadual Abdias Menezes. A técnica do Núcleo Regional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Aline Pereira Bonfim, abordou a condicionalidade da educação dentro do programa Auxílio Brasil. “Para se ter o benefício, uma das condições é o aluno estar estudando. Para a família ter direito ao benefício, o aluno precisa estar na escola. Então, estamos trazendo esta informação também para as escolas”, explicou Aline Bonfim.