A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), participa neste sábado (7), do Dia de Campo realizado por pecuaristas da região Sudoeste, na fazenda Jatobá, em Vitória da Conquista, onde serão expostos gados da raça Sindi e apresentado o resultado do cruzamento com as vacas leiteiras. 

O evento terá início às 7h30, com a cerimônia de abertura. Em seguida serão apresentadas as estações com as demonstrações, a exemplo do uso da cerca elétrica para a divisão de pastagem, cruzamentos de gado e graus de sangue, uso do Creed Feeding e Mineral Fosbovinho para bezerros e Transferência de Embriões – TE e IATF. Cada estação estará sob a responsabilidade de um profissional da área de agronomia. 

A programação do evento também inclui uma estação para mostrar os animais, lotes, touros, vacas e proles de garrotes castrados e sem castrar, além da dieta destes animais, mortalidade, incidência de carrapatos nos animais cruzados, e o uso de drones nas pulverização em pastagens. 

A SMDR será representada pelos coordenadores Arlindo Rebouças, Gustavo Barros e Eduardo Castro, que também é agrônomo. “O objetivo da nossa participação é agregar ainda mais conhecimentos à equipe da SMDR para que possam ser utilizados de forma a beneficiar o produtor rural”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias.

Responsável pelo evento, o pecuarista e palestrante Ricardo Sales de Oliveira afirma que a maioria dos produtores de gado da região de Vitória da Conquista não conhece a raça Sindi e o resultado de um cruzamento mais precoce e que pode agregar maior valor ao produto, que é o bezerro. “Em vez de o produtor ter o bezerro normal, a partir do cruzamento já conhecido, ele terá o bezerro mestiço holandês, que é o resultado do cruzamento entre uma vaca Gir Leiteira e um touro Holandês em menor tempo”, destacou.

O pecuarista afirma que o objetivo do evento é mostrar para os presentes a viabilidade das técnicas de cruzamento como uma alternativa para que o produtor agregue ainda mais a sua renda. “Nossa expectativa é que os produtores percebam as vantagens destes cruzamentos, que vai agregar renda ao produtor. A gente espera que venham produtores de toda a região, as inscrições foram encerradas com 24 horas e iremos reabrir para quem deseja participar”, ressaltou. 

O produtor Enéas Matheus Filho percebeu nesse tipo de cruzamento uma alternativa que beneficia a sua produção. “Antigamente eu tinha apenas o leite e não tinha um bezerro para vender. Hoje eu tenho o leite e o bezerro que produz renda, então através dessa técnica de cruzamento, eu consegui agregar mais valor ao meu negócio. Atualmente eu tenho o leite para manter minha despesa, tenho o bezerro e tenho o boi no ponto do abate. Sendo assim, eu fiz a engrenagem rodar”, salientou.