Desenvolvimento Rural
Postado em 13 de abril de 2023 as 17:08:52
Atividade faz parte do projeto Vamos Produzir, que leva assistência técnica a agricultores do município
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) passou a manhã desta quinta-feira (13) numa propriedade localizada no distrito de Inhobim, próximo à saída para o município de Encruzilhada. Em conjunto com o Banco do Nordeste, e inserida no projeto municipal Vamos Produzir, a atividade reuniu cerca de 30 agricultores para uma conversa sobre técnicas de aprimoramento da produção agrícola e linhas de crédito em condições favoráveis às faixas de renda dos pequenos produtores.

O engenheiro agrônomo da SMDR, Sálvio Gusmão, orienta agricultores sobre técnicas de plantio e manejo do solo
Os agricultores aprenderam ainda sobre como fazer coleta para análise do solo e foram informados acerca da possibilidade de adquirir financiamentos por meio de opções como o Crediamigo e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
- Anísia Lima, agricultora
- Paulino Magalhães Rocha, agricultor e líder comunitário
A agricultora Anísia Lima, proprietária da fazenda onde ocorreu a reunião, agradeceu pela oportunidade de aprender mais sobre a atividade que garante o sustento de sua família – situação compartilhada com os demais participantes. “Eles nos ajudaram muito, dando muitas informações sobre a tecnologia que eles entendem mais do que a gente. Foi muito bom e peço, desde já, para que eles possam vir sempre para nos ajudar a atender a nossa demanda. Somos pequenos agricultores, estamos começando agora, e precisamos da ajuda deles para desenvolver as coisas que temos para fazer”, avaliou dona Anísia.
O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Inhobim, Paulino Magalhães Rocha, observou que os novos conhecimentos serão bem utilizados pelos agricultores. “Para produzir, tem que ter fé em Deus e acompanhamento técnico. E não é a primeira vez, vocês já vieram aqui umas três ou quatro vezes, e agora acabaram de trazer o Banco do Nordeste, que é uma parceria muito importante para o pequeno produtor rural financiar o recurso e poder trabalhar”, disse o líder comunitário.

Eduardo Castro, coordenador da SMDR; Sálvio Gusmão, engenheiro agrônomo; Fabiano Pereira e Roberta Maciel, agentes do Banco do Nordeste; e Paulino Rocha, presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Inhobim
Depois de conversar com os agricultores, o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Fabiano Pereira, disse considerar que também é função da instituição bancária se deslocar para conhecer a realidade de seus possíveis futuros clientes. “A falta de informação sobre o crédito leva os produtores a pensar que o recurso é difícil de ser acessado. Então, é importante o banco participar desses momentos para poder levar essas informações a eles, tirar as dúvidas e entender, também, a realidade do produtor na realidade dele. É necessário o banco estar presente na Zona Rural. Não é só o atendimento ao cliente dentro da agência, mas também in loco”.
Segundo Eduardo Castro, coordenador de Fomento à Agricultura Familiar da SMDR, o projeto Vamos Produzir vai continuar a levar oportunidades de aprimoramento técnico aos moradores da Zona Rural, seja em encontros individuais ou em grupo, como o de hoje. “Isso faz parte de uma política permanente de assistência técnica. Já fizemos quatro ou cinco encontros lá, visitando agricultores e passando orientações. Desta vez, fizemos uma prática coletiva. Em maio, devemos voltar lá para fazer um encontro desse, com outros agricultores”, afirmou Eduardo.