Na manhã desta quarta-feira (29), foi realizada uma reunião de alinhamento na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), sobre a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo (Planturis) e do Fundo Municipal de Turismo (Funtur) de Vitória da Conquista. 

O Planturis é um projeto de planejamento feito em parceria com o Sebrae, para detectar o potencial turístico do município. Enquanto o Funtur é uma projeto de criação de um Fundo de Turismo para a cidade, que, inclusive, está tramitando na Câmara Municipal. 

No encontro, foi abordado os pontos fortes e fracos de Vitória da Conquista em relação ao turismo e o que pode ser colocado em prática para a melhoria do turismo local. De acordo com o coordenador de Turismo, Segundinho Bezerra, o plano “conduz o destino Vitória da Conquista para que integre, de forma mais intensa, o destino Bahia, compondo os diferenciais que o estado ainda não apresenta ao mercado turístico nacional”. 

O coordenador ainda reforça que é necessário desfrutar das características demográficas que a cidade oferece. “Nessa perspectiva, deve-se aproveitar suas características geográficas e demográficas para que Vitória da Conquista se consolide como um destino turístico de negócios, eventos e saúde, mas também de lazer. Assim, aproveitar plenamente os segmentos turísticos já existentes no destino e, concomitantemente, promover o crescimento de outros segmentos”, pontua. 

A reunião contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Marcos Ferreira; do coordenador de Turismo, Segundinho Bezerra; do presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Itamar Figueredo, do gerente de Turismo, Luiz Ferraz, e do assessor especial, Dr. Átila.