A formação teve foco no Saeb

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) compõem o Ideb, importante referência para direcionar a destinação de recursos e a implementação de políticas educacionais dos município. As provas estão sendo aplicadas em todo país até o dia 10 de dezembro. Por esse motivo, é que as avaliações estiveram no foco das discussões dos professores do 5º ano da Rede Municipal de Ensino, ao longo desta sexta-feira (12).

No auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães, durante a última formação anual do Sistema Aprova Brasil – realizada numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Editora Moderna –, os professores debateram sobre as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. “Além disso, esclareceram dúvidas relacionadas a todo o processo da avaliação Saeb nas escolas”, comentou um dos coordenadores do Fundamental I, Lucas Tavares.

“Durante o decorrer do ano letivo, esses professores passaram por um processo formativo, com foco nessas habilidades, tiveram acesso, junto com os alunos e equipes gestores ao material disponibilizado pelo Aprova Brasil, para o desenvolvimento pleno da Rede Municipal de Ensino. E essa que é a 8ª formação, entre devolutivas e temáticas, vem para fechar o trabalho”, complementou outra coordenadora da área, Adelaide Andrade.

Professora da Escola Municipal Professora Neuza Vieira Silva, contou que o suporte dado pela Secretaria por meio dessa iniciativa foi importante. “Nos ajudou muito na questão pedagógica e até no compartilhar com os alunos os conhecimento, com técnicas específicas e diferentes maneiras. O trabalho dessa forma tem funcionado muito bem e vemos o reflexo nos nossos alunos”, assegurou.

A assessora pedagógica do Aprova Brasil, Michele Silva, avaliou o último encontro anual como positivo e destacou o compromisso que a Rede tem com a educação.