O novo Sistema Binário foi implantado na última quarta-feira, 26, e abrange as avenidas Brumado, Pará e Maranhão

Após oito dias de funcionamento, o novo Sistema Binário de Vitória da Conquista, que abrange as avenidas Brumado, Pará e Maranhão, já resultou na maior fluidez na passagem de veículos. O binário foi implantado na última semana com o objetivo de assegurar a melhoria da mobilidade urbana. Para isso, a Prefeitura realizou uma série de intervenções na localidade, também para garantir a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas.

Com o binário, as Avenidas Pará e Maranhão estão sendo mão única no sentido centro-bairro e a Avenida Brumado, mão única no sentido bairro-centro. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, após uma semana de funcionamento, o binário já apresenta vários aspectos significativos.

“Depois de oito dias de implantado o trânsito está mais fluido, os veículos não estão estacionando nas calçadas, os pedestres estão circulando mais seguros e os ciclistas estão com maior facilidade de locomoção”, avaliou o secretário. O comerciante da Avenida Pará, Amélio dos Santos Silva, também apontou melhorias. “A princípio está sendo muito bom, pois o fluxo de carros diminuiu e os pedestres estão tendo mais facilidades para atravessar. Espero que posteriormente melhore mais ainda”, declarou o comerciante.

A implantação do Sistema Binário ocorreu após uma série de estudos de tráfego feitos pelos engenheiros do Instituto de Mobilidade Sustentável Rua Viva, de Belo Horizonte.

Intervenções – O processo de implantação do novo sistema incluiu serviços de recapeamento asfáltico, sinalização vertical e horizontal implantada em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), implantação de placas adicionais de regulamentação de velocidade, de 10 passagens elevadas e 11 redutores de velocidade, implantação e ampliação da sinalização semafórica das vias envolvidas. Também foram implantadas sinaleiras com tempos exclusivos para a passagem de pedestres. “Estamos fazendo as últimas análises de tempo para otimizar o funcionamento das sinaleiras”, informou Luís Alberto.

O binário, cujas obras foram realizadas com recursos próprios do município, conta também com uma ciclofaixa de mão dupla, pela qual passam exclusivamente os ciclistas. A sinalização da ciclofaixa já está pronta, porém a Prefeitura de Vitória da Conquista, para maximizar a proteção ao ciclista, vai ainda mais além com a implantação, a partir da próxima segunda-feira, 10, dos chamados tachões refletores.

Durante o período de adaptação, a fiscalização nas Avenidas Pará, Brumado e Maranhão também está sendo reforçada e vários agentes de trânsito estão patrulhando na região para orientar motoristas e pedestres quanto às modificações do trânsito. “As mudanças foram boas, mas ainda há muito motorista imprudente”, opinou a aposentada Tereza Almeida. “É importante que a população obedeça a essa sinalização nova implantada”, ressaltou o secretário de Mobilidade Urbana.