O vigor e entusiasmo das turmas ao entoarem os hinos chamaram a atenção

Escola foi a segunda da zona rural a receber o projeto

Depois de passar pelo distrito de Pradoso, a Limeira foi a segunda localidade da zona rural a receber o projeto “Símbolos Nacionais”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação. A atividade aconteceu nesta segunda-feira (23), na Escola Municipal Domingos de Oliveira, e reuniu alunos da Educação Infantil ao 5º ano, professores e gestores municipais*.

Diante das bandeiras Nacional, da Bahia e de Vitória da Conquista, os alunos entoaram, com vigor, os hinos Nacional e da Independência. Além disso, eles expuseram, por meio de declamações, maquetes e cartazes, um pouco do que aprenderam sobre a história do país enquanto o projeto foi trabalhado em sala de aula.

Alunos declamaram poesias alusivas ao tema

“Ao definir em uma só palavra foi: espetacular!”, comentou o secretário da pasta, Esmeraldino Correia. “O projeto tem cumprido seu papel de fazer com que os alunos valorizem os símbolos nacionais, se interessem pela história do país. A qualidade, o envolvimento e o zelo que todos têm tido para com os símbolos nacionais têm sido muito positivos”, avaliou.

Inclusive, em setembro, há uma data especial em que os Símbolos Nacionais são comemorados no país, o dia 18.

Alunos produziram maquetes e expuseram durante a atividade

“Desenvolvemos um trabalho muito significativo em torno da nossa pátria, com oficinas, com o hino; e hoje, mostramos o resultado desse trabalho. E isso é muito importante, trabalhar desde o início o amor à pátria para os alunos irem adquirindo o respeito pelo nosso país”, destacou a professora do 5º ano, Cíntia Daniele.

E o resultado foi alcançado. Alunas do 5º ano, Ayala Aguiar e Lavínia Lima (ambas com 11 anos) comemoraram a participação no projeto. “É muito importante criarmos essa cultura de amor ao nosso país”, comentou Lavínia. “Por isso, ter participado desse projeto foi maravilhoso”, completou Ayla.

Lavínia e Ayla aprovaram o projeto

A próxima escola a receber o projeto Símbolos Nacionais é a do bairro Nossa Senhora Aparecida. A atividade acontece em outubro.

*Entre os gestores do Governo Municipal, estava o secretário de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa.