Notícias
Postado em 28 de setembro de 2021 as 15:30:56
Ao longo deste mês de setembro, as unidades de saúde têm feito dias “D” com ações de prevenção ao suicídio, dentro da programação da Campanha do Setembro Amarelo, em parceria com a Coordenação de Saúde Mental e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).
As ações nas unidades têm ofertado palestras, orientações, acolhimento, atividades físicas e diversos serviços de saúde para a comunidade. Uma delas foi feita pela equipe de Saúde da Família do Miro Cairo que, com apoio de profissionais de beleza da comunidade e dos estudantes da Ufba, Nassau e Fainor, proporcionou aos pacientes uma tarde de atividades na Associação de Moradores do bairro, com roda de conversa, orientações sobre o cuidado com a saúde bucal, limpeza de pele, designer de sobrancelhas, manicure e cabeleireira.
“Nós abraçamos essa campanha, visto que as equipes de saúde estão diretamente ligadas aos pacientes do SUS e essa presença na vida dessas pessoas em sofrimento mental é muito importante na luta de prevenção ao suicídio, principalmente nesse momento de pandemia. É na Atenção Básica que eles são acolhidos e direcionados aos atendimentos especializados em saúde mental”, ressaltou Camila Ribas, diretora de Atenção Básica do município.
Ainda segundo a diretora, as famílias, muitas vezes, não conseguem identificar em casa os transtornos que afetam os pacientes e é na unidade de saúde que eles são atendidos em consultas clínicas, que avaliam suas necessidades, e depois são encaminhados para os centros de referência do município, que são os CAPS e Ambulatório de Saúde Mental, para serem acompanhados pela equipe de multiprofissionais para o cuidado mental.