Diferentes esferas do poder público e as entidades representativas da indústria e do comércio de Vitória da Conquista estiveram reunida em uma sessão especial, na manhã desta sexta-feira, 15, na Câmara Municipal, para discutir questões da área. O foco do encontro foi o atual cenário do segmento no município e a geração de emprego e renda. Atualmente, Vitória da Conquista desponta como sexta maior economia baiana, representando 2,29% no Produto Interno Bruto (PIB) estadual. No município, somente o setor de serviços é responsável por 70% do PIB interno.

Representando o prefeito Herzem Gusmão, o secretário municipal de Serviços Públicos, coronel Esmeraldino Correia, destacou iniciativas do Governo Municipal que visam contribuir com o desenvolvimento da área. “Vamos lutar pela barragem do Rio Pardo, para ver se resolve definitivamente a questão da água. Estamos, em parceria com a CDL, revitalizando e revigorando o centro, teremos um terminal da Lauro de Freitas melhorado”, afirmou.

Outros projetos que a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo para incrementar a indústria e o comércio na cidade foram citados pelo secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Cardoso, a exemplo da criação do Parque Tecnológico de Vitória da Conquista e do SAC Municipal. Além disso, outras ações devem ser praticadas a fim de tornar a cidade mais atrativa para investidores e de se debater temas que possam trazer incentivos para o segmento empresarial.

“O grande compromisso do Governo Municipal é no sentido de transformar o ambiente de negócios, o ambiente empresarial de Vitória da Conquista, em algo mais atrativo para quem quer empreender e investir na cidade”, garante Cardoso. Para isso, ele destaca que o apoio das entidades representativas e do poder legislativo é fundamental: “Essa convergência de esforços com certeza vai viabilizar esses projetos que estão sendo planejados.”

Quem propôs a sessão foi o líder do Governo na Câmara, vereador Luís Carlos Dudé. Ele aponta os encaminhamentos que serão tomados a partir do encontro: “Daqui, nós vamos tirar um documento para que façamos um congresso para discutir melhor todas essas questões inerentes ao avanço e crescimento econômico da cidade. Vamos envolver entidades de classe, associações, outras esferas governamentais, com o apoio da Prefeitura Municipal,  para discutir Vitória da Conquista da forma que ela é.”