Uma sessão preparatória, com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, marcou o início das atividades da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista na manhã desta quarta-feira, 6, no Salão do Júri do Fórum João Mangabeira. A solenidade é o começo das articulações do Legislativo, com foco no cumprimento de metas e ações para o período referente ao ano 2013.

O início da sessão teve a participação do maestro Carlos Porto, tocando os Hinos Nacional e de Vitória da Conquista. A mesa de honra contou com a presença do prefeito Guilherme Menezes, do vice-prefeito, Joás Meira, do deputado estadual, Jean Fabrício Falcão, do presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, e da assessora de magistrado, Janine Matos Ferraz, representando a diretora do Fórum João Mangabeira, Solange Maria de Almeida Neves.

Em cumprimento da Lei Orgânica do Município, o prefeito Guilherme Menezes fez a abertura do ano legislativo da Câmara de Vereadores com a leitura da mensagem do Poder Executivo. Durante a leitura, o gestor ressaltou a importância da independência e da convivência harmônica entre os poderes como princípio fundamental para o avanço da democracia. “Esse diálogo permanente, Governo, Câmara de Vereadores e comunidade, de forma simples e transparente, vai propiciando o surgimento de obras e ações que traduzem verdadeiramente a vontade da população de cada lugar”, enfatizou.

Para o líder de bancada de situação, Gilzete Moreira, essa relação harmônica entre poderes é fundamental. “É muito importante que haja essa comunhão entre Executivo e Legislativo. Vamos nos esforçar para ter sempre esse ambiente bom”, ressaltou o parlamentar.

Avanços e perspectivas – Durante a leitura da mensagem do Executivo, o prefeito também destacou avanços e perspectivas para os próximos anos. Entre as conquistas, antigas demandas e anseios da população foram atendidos. São ações que representaram melhorias na infraestrutura urbana, transporte, trânsito, saúde, educação, agricultura, desenvolvimento e inclusão social, serviços públicos, cultura, transparência, meio ambiente, além dos benefícios para os servidores municipais.

E para aproximar ainda mais o Governo dos cidadãos, a Administração Municipal de Vitória da Conquista reforçou o controle social. Com isso, a participação popular é garantida no município e representa prioridade na gestão pública. “Sabemos que a política, como arte, ciência e tarefa de construir coletivamente o bem comum, exige que o Governo busque conhecer as reais necessidades de cada segmento da população, no campo e na cidade, num constante aprendizado de saber e ouvir. Foi para isso que implantamos instrumentos de participação”, reforçou Guilherme Menezes.

Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, Vitória da Conquista vive um momento de constante crescimento e os parlamentares atuarão com o intuito de contribuir ainda mais para essa dinamização. “Este é um momento diferenciado e especial, pois contamos agora com 21 vereadores. Teremos grandes debates, mas acima de tudo respeito, pois todos os parlamentares têm o mesmo objetivo: o melhor para Vitória da Conquista”, declarou.

Para o líder do Governo, Florisvaldo Bittencourt, os próximos quatro anos serão de muito desenvolvimento. “Nossa expectativa é a melhor possível, pois estaremos debatendo com a sociedade a importância de cada projeto. Teremos quatro anos de muito trabalho”, certificou.

Confira aqui na íntegra a mensagem do prefeito Guilherme Menezes.