A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), mantém os mutirões de limpeza em diferentes pontos do município. A atividade envolve serviços de capina, varrição, rastelagem, roçagem e até pintura de meio-fio, conforme necessidade. Além disso, a Operação Cata-Bagulho segue atendendo a população de acordo com o cronograma previamente divulgado, fazendo a coleta de objetos e materiais inservíveis para evitar o descarte irregular.

Bairro Guarani

Realizados de segunda a sexta, das 7h às 15h, e aos sábados, das 7h às 13h, os mutirões de limpeza são planejados pela Sesep com base nas solicitações recebidas via central de atendimento e das necessidades observadas em loco pelos técnicos da Sesep. “Com os mutirões, conseguimos manter a limpeza dos bairros e das avenidas da cidade. Nessas ações, designamos de uma só vez dezenas de colaboradores para realizar serviços como capina, roçagem, varrição e até pintura de meio-fio”, disse o secretário Luís Paulo.

O titular da Sesep destacou também a contribuição das ações para a prevenção de doenças, como a dengue: “A operação Cata-Bagulho visa o recolhimento de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, pneus, garrafas, entre outros, que não são recolhidos pela coleta comum diária. Procuramos atuar com esse serviço principalmente em bairros com alto índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypte, eliminando possíveis focos presentes nas residências”.

Localidades atendidas

Esta semana, as equipes da Sesep já passaram pelos bairros Guarani, Urbis IV e Conquistinha realizando os serviços de capina e varrição, e o Cata-Bagulho, no Campinhos.

Seu Joaquim Vieira, 80, aposentado e morador do bairro Guarani, aprovou a ação: “Estou achando muito bom. Agora vai ficar melhor, porque tudo limpo é mais decente”.

Já Ronaldo Carvalho, 57, também residente no Guarani, destacou o compromisso da administração municipal com a limpeza da cidade: “A Prefeitura está trabalhando bem, fazendo o serviço dela em Vitória da Conquista. O meu bairro é sempre atendido. Tem aquele aquele carro que pega os ‘bagulhos’, o pessoal passa e pede pra pessoas colocarem pra fora. Aí eles vêm e levam”.

As equipes da Sesep também realizaram a poda de árvores na Avenida Brumado e no Caminho do Parque.

O caminhão da Operação Cata-Bagulho já atendeu os residenciais Campo e Campo Verde, no bairro Campinhos. De amanhã até o dia 15, serão atendidos os residenciais Margarida e Parque das Flores.

Até o final desta semana, o mutirão atenderá as avenidas Mongoiós (Patagônia) e Rosa Cruz, a Rua Catão Ferraz e o Povoado do Capinal.