Desde sexta-feira (28), a Sesep está realizando a limpeza de entulho descartado de forma irregular em um terreno situado na Rua Diogo Álvares Correia, no bairro Vila América, onde a Emurc está finalizando a obra da Avenida Perimetral. Do local, já foram retiradas mais de dez toneladas de entulho. Além da limpeza, a Sesep também iniciou roçagem do terreno.

Além de crime ambiental, o descarte irregular de entulhos traz riscos para a saúde pública. O acúmulo do lixo em locais sem o devido tratamento favorece a proliferação de animais e insetos transmissores de doenças, a exemplo de leptospirose, febre amarela, dengue, leishmaniose, além de prejudicar a circulação de pessoas e a paisagem.

Por estas razões, um dos serviços realizados com maior frequência pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) é a limpeza de áreas onde são despejados restos de material de construção e outros dejetos, apesar de essa prática ser proibida e estar sujeita a multa.

Segundo o secretário de Serviços Públicos. Kairan Rocha, a população é orientada a colaborar com o descarte adequado de resíduos da construção civil, mas isso nem sempre acontece. “A gente tem disposição de PEVs [Pontos de Entrega Voluntária], que são as caixas coletoras que a gente espalha por toda a cidade, e essas caixas coletoras recebem o descarte de pequenos geradores, de até dois mil metros cúbicos da construção civil. Para despejar esse material, carroceiros, carros pequenos, transportando restos de pequenas reformas, podem se dirigir aos PEVs”, informou.

Para denunciar, ligue para 3420-7008 ou 3420-7009.