A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), apreendeu, de janeiro a setembro deste ano, 378 animais de grande porte soltos nas ruas, os quais foram encaminhados para o Curral Público do município, localizado a 12 quilômetros da zona urbana. O espaço é administrado pela Gerência de Posturas da Sesep. Geralmente, os animais são encontrados na Avenida Olívia Flores, em torno do Anel Viário e nos bairros Miro Cairo e Campinhos. 

Durante a estadia no curral, os cavalos tem disponível água e ração à vontade. Além disso, eles recebem cuidados veterinários, com exames periódicos e pequenos procedimentos cirúrgicos quando necessários. Atualmente, estudantes e professores do curso de Medicina Veterinária da Unex frequentam o espaço três vezes por semana para cuidar dos animais, devido à parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a instituição. 

O responsável pelo equino tem até sete dias para se apresentar no curral. Caso contrário, o animal passa a fazer parte de uma lista de doação para moradores da Zona Rural de Vitória da Conquista. O proprietário deve efetuar o pagamento de multas e diárias para a retirada do cavalo. 

Segundo o balanço da Sesep, dos animais apreendidos, 336 foram resgatados pelos proprietários mediante pagamento de multa e diárias, enquanto 39 cavalos foram doados para propriedades rurais do município. No momento, apenas um cavalo está no curral. 

Vale ressaltar que o Curral Municipal também recebe denúncia de residentes sobre equinos abandonados ou em condições de maus-tratos, através dos números: (77) 3424-7009 e (77) 3424-7010.