Gestão e Inovação
Postado em 3 de junho de 2022 as 13:14:46
Orientar os servidores que estão próximos de se aposentar e ajudá-los a ressignificar esse momento de transição. Esse é o objetivo do Programa de Preparação para Aposentadoria, realizado pela Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), em parceria com a Faculdade Uninassau. Na tarde de ontem (2), o grupo voltou a se reunir para discutir organização financeira e empreendedorismo.
“Veio na hora certa, no momento certo. Tenho cinco anos pra me planejar, ver o que posso fazer, o que vai acontecer depois dessa aposentadoria, o que eu posso progredir. Como eu posso crescer mais, aprendendo mais alguma coisa. O que posso deixar de fazer, ficar mais tranquilo dentro de casa. Pra mim está realmente muito proveitoso”, avaliou o agente da guarda municipal Gildásio Barbosa, um dos participantes.
Os encontros vêm acontecendo desde o dia 28 de abril e se encerram na quarta-feira (8). Dentre os temas abordados, estão o significado do trabalho e da aposentadoria, família, a vida além do trabalho, autoconhecimento, avaliação do tempo cotidiano e projetos para o futuro.
A coordenadora municipal de Gestão de Pessoas, Maíra Andrade, explicou que o programa surgiu após observar que a transição entre o trabalho e a aposentadoria é um momento complicado para muitos servidores. “Então esse grupo busca ressignificar a vida como um todo, porque a gente tá muito acostumado a que a vida é só trabalhar e ir pra casa. Então é trazer um novo significado pra vida, mostrando que não é só isso. Ressignificar a vida, entender que esse ciclo fechou, mas estão se abrindo novos ciclos, pra que esse momento não seja traumatizante ou trágico”, disse.
Quem conduz as discussões são estudantes do 7º semestre do curso de Psicologia da Faculdade Uninassau, por meio de uma atividade de extensão da disciplina “Psicologia Organizacional e do Trabalho”, ministrada pela professora Ana Maria Garcia. “A grande proposta é que eles pensem nisso e comecem a fazer pequenos projetos pra ocupar esse tempo, porque na verdade a aposentadoria é o tempo do não trabalho, mas podem ser feitas coisas prazerosas, a pessoa pode fazer um curso eu sempre quis. Então ela pode criar uma nova vida a partir do momento da aposentadoria”, detalhou a professora.