A Prefeitura de Vitória da Conquista conta com quase 9 mil servidores, que atuam nas zonas rural e urbana, oferecendo serviço à população do município. Como forma de valorizar esses profissionais, o Governo Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores novo Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores Municipais, Estatuto e Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério Municipal e o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais.

Os documentos, aprovados pelo Legislativo Municipal, garantem importantes avanços, como o descongelamento da tabela e a reestruturação da carreira dos servidores, antigas reivindicações da categoria. Outras conquistas são ampliação da licença maternidade de 120 para 180 dias e licença paternidade de 5 para 7 dias e a instituição da licença monográfica de 45 dias.

Para os profissionais do magistério, foram mantidas garantias como a eleição para diretores e vice-diretores das escolas municipais, o percentual de incentivo à qualificação profissional, com gratificação de 30% sobre o vencimento, para professores que fizerem Especialização e Mestrado.

Segundo o secretário municipal de Administração, Eliabe Gouveia, “a reformulação da legislação do funcionalismo público municipal no ano de 2011 representa a implementação de diversos direitos e também a ampliação de outros já existentes. As novas leis reforçam a política de valorização do servidor, desenvolvida pelo Governo Municipal”.