Desenvolvimento Social
Postado em 10 de maio de 2024 as 10:15:39

Momento formativo dos profissionais da Semdes
Servidores municipais ligados ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU). A ação, realizada no auditório da Faculdade Santo Agostinho, teve como objetivo a familiarização dos profissionais que atuam na Semdes com os serviços ofertados pela instituição, para que eles possam acolher e encaminhar as demandas que forem apresentadas pelas famílias.
Na abertura do evento, o secretário da Semdes, Michael Farias, explicou que a formação faz parte de uma estratégia que visa o fortalecimento da rede de proteção social e também formas de garantir que a população tenha acesso a direitos, por meio da aproximação entre a política de assistência e as políticas transversais, geridas no âmbito da secretaria em parceria com instituições públicas que integram a estrutura do estado brasileiro, a exemplo da DPU.
“Uma das entregas mais importantes que a assistência social faz é da informação qualificada. Por isso que, na nossa gestão, a gente tem investido muito na qualificação dos servidores municipais. Quando a gente traz a Defensoria Pública da União, através de seus representantes, é para dizer o seguinte: esse diálogo também é uma forma de qualificar. Existe um compromisso nosso com os usuários, a gente leva muito a sério a população de Vitória da Conquista. Então, nós vamos levar o melhor para os nossos servidores para, assim, também levar o melhor para os nossos cidadãos e cidadãs”, afirmou Michael.
- Michael Farias
- Leila Carinhanha
- Felipe Santos
Representando a equipe da DPU, a defensora Leila Carinhanha falou da importância dos profissionais entenderem como a DPU atua, levando em consideração que ambas as instituições compartilham o mesmo público. “Nós temos uma parceria muito legal com a Semdes e o nosso público-alvo é o mesmo. Nós prezamos muito pela colaboração entre os órgãos. A porta de entrada de muitas pessoas para qualquer tipo de serviço é a assistência social. Então, no que essas pessoas têm uma clareza de quais são os serviços que a DPU oferece, facilita muito o nosso trabalho e faz uma ponte muito importante entre o assistido e a DPU”, disse Leila.
A Defensoria Pública da União atende, entre outros, famílias com dificuldades em recebimentos de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e de Benefício de Prestação Continuada (BPC); com demandas relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a exemplo da aposentadoria rural e salário-maternidade; de medicamentos e procedimentos não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e relacionadas à Caixa Econômica, como saques indevidos, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e dos contratos do Minha Casa, Minha vida.
Recém-inserido no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Nova Cidade como técnico de referência, Felipe Santos comemorou a realização do encontro formativo. “Como profissional que acabou de chegar, eu acho que esse encontro é importantíssimo no sentido formativo. A assistência social tem diversos serviços e também se comunica com outros setores. Então, ter esse momento de formação é essencial para que a gente consiga pensar quais as articulações que a gente pode fazer com esses órgãos”, relatou Felipe.