Servidores de diferentes secretarias municipais participam de um treinamento para formação da brigada de incêndio da Prefeitura promovido pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas (Semgi), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast). Com carga horária de oito horas, a capacitação, que inclui primeiros socorros, conta com atividades práticas e teóricas.

Ministrado pelo técnico em Segurança do Trabalho, Marcelo Rocha, o curso acontece hoje e amanhã (7). Segundo Marcelo, os conhecimentos adquiridos permitirão que os servidores se tornem aptos para prestar os primeiros atendimentos a colegas e pessoas que estejam em algum órgão público e que porventura venham sofrer uma parada cardíaca ou engasgo, por exemplo, além de poder ajudar na redução de danos ao patrimônio público em caso de incêndio.

Técnico em Informática, Antônio Joaquim Sobrinho, é um dos participantes do curso. Para ele, é sempre importante adquirir novos conhecimentos. “E, nesse caso informações e técnicas, que podem salvar vidas”, disse ele. Já o engenheiro mecânico Diego Vinícius, que trabalha no Deserg, ressaltou a necessidade de saber utilizar equipamentos como extintores de incêndio, que muitas vezes estão disponíveis, mas a maioria das pessoas não sabem fazer uso.

O Nast

A gerente do Nast, Thaís Nogueira, destacou que o núcleo tem uma equipe multidisciplinar formada por médica do trabalho, psiquiatra, psicólogos, assistente social, técnico em segurança do trabalho, dentre outros profissionais, e que tem como objetivo o cuidado com a vida do servidor, com iniciativas de intervenção e de prevenção.

Thaís ressaltou que além dos atendimentos individualizados, de cursos, palestras e oficinas, o Nast possui um grupo terapêutico para servidoras que vivem com fibromialgia. “Essa proposta surgiu a partir da demanda das servidoras e tivemos muitas inscritas, por isso ao concluir os encontros desse primeiro grupo vamos iniciar o segundo”, concluiu.