O Núcleo de Segurança do Trabalho faz parte do Programa Acolher e funciona na Coordenação Municipal de Gestão de Pessoas

O Núcleo de Segurança do Trabalho promove várias ações para os servidores municipais

As ações de motivação, qualificação e produtividade ofertadas pelo Governo Municipal somam-se a ampliação da oferta de serviços e da assistência prestada especificamente aos profissionais que atuam na Prefeitura de Vitória da Conquista. Tudo isso faz parte da política de valorização dos servidores públicos municipais, empreendida pelo Governo, por meio da Coordenação Municipal de Gestão de Pessoas, setor vinculado à Secretaria de Administração.

O Núcleo de Segurança do Trabalho funciona na Coordenação Municipal de Gestão de Pessoas

Uma dessas políticas concentra-se na oferta de medidas de proteção e orientação nos setores onde atuam os servidores. Isso ocorre por meio do Núcleo de Segurança do Trabalho do Programa Acolher. O setor tem por objetivo propor os ajustes necessários nos diferentes ambientes e levantar dados de acidentes ocorridos, além de ministrar palestras e treinamentos para equipes.

O Núcleo de Segurança do Trabalho atua, de forma sistêmica e integrada, com os núcleos Administrativo, de Saúde, de Psicologia e com o Núcleo de Projetos. Eles, juntos, contribuem para a promoção de um ambiente propício ao desenvolvimento, potencializando as competências dos servidores, os cuidados com a saúde e a qualidade de vida. “O Núcleo de Segurança do Trabalho é de suma importância, pois atua na prevenção de acidentes em treinamentos, realizando a inspeção nos locais onde atuam os servidores e promovendo ações preventivas”, contou um dos responsáveis pelo Núcleo, Edivaldo Passos.

Edivaldo Passos

Para assegurar os cuidados com a saúde do trabalhador, o setor promove ainda palestras e treinamentos específicos na área de segurança do trabalho. Em maio deste ano, por exemplo, a coordenação realizou o curso sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros. Na ocasião, os servidores foram capacitados sobre o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) adquirido pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Além desses benefícios, o Núcleo oferta ainda a emissão de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para funcionários e ex-funcionários, promove avaliação em ambientes de trabalho para emissão de parecer sobre pedidos de insalubridade ou periculosidade, oferece assessoria à Procuradoria sobre parecer em processos judiciais relacionados à segurança do trabalho e faz a especificação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Além dessas ações, também está no planejamento do setor a implantação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). A proposta é fortalecer ainda mais os auxílios prestados aos servidores.

Sebastião Ivo

Avaliação positiva – Servidor da Prefeitura desde 1999, o auxiliar de Almoxarifado, Sebastião Pereira Ivo, é um dos usuários do Núcleo de Segurança do Trabalho. Ele procurou o setor em busca de informações sobre medidas de prevenção e aprovou a iniciativa. “Com o serviço, fiquei mais familiarizado com a situação acerca das condições dos cuidados necessários nas tarefas cotidianas. É fundamental a gente se prevenir, se proteger e trabalhar adequadamente para ter qualidade de vida e saúde no nosso dia a dia”, declarou.

Fácil acesso – O Núcleo de Segurança do Trabalho funciona na Coordenação Municipal de Gestão de Pessoas, localizada na Praça Joaquim Correia, Centro da cidade, próximo ao prédio da Prefeitura, em local de fácil acesso para o público-alvo. Qualquer servidor municipal pode procurar o setor caso necessite de assistência, orientação ou informações sobre medidas de segurança e prevenção. “No Núcleo, o servidor pode tirar dúvida sobre qualquer assunto relacionado à segurança do trabalhador”, reiterou Edivaldo.