Na manhã desta quinta-feira (5), cerca de 70 servidores da Central de Equipamentos (Deserg) participaram do Treinamento Básico de Segurança do Trabalho, que tem como objetivo a prática de ações que venham a preservar a segurança e integridade física dos servidores em sua rotina de trabalho. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em parceria com a Secretaria de Administração (Semad).

A capacitação vem para preservar a segurança e integridade física dos servidores

“Nós somos um setor de alta periculosidade, setor de risco, temos equipamentos pesados”, explica o coordenador do Deserg, Lucas Batista, sobre a importância da capacitação. “Disponibilizamos para todos o EPI, o kit de proteção individual, e zoneamos aqui dentro do Deserg hoje os setores de risco. Por isso a importância de que os nossos servidores estejam mais atentos e antenados com as questões de Segurança do Trabalho”, completou.

“A gente traz para eles entenderem e aprenderem a enxergar o que é a Segurança do Trabalho e as noções básicas de quando acontecer um acidente. Estamos passando aqui o treinamento em Segurança do Trabalho específico e o treinamento em incêndio e pânico, de como utilizar um extintor de incêndio e como agir em situações extremas de perigo”, explica a técnica do Núcleo de Segurança do Trabalho, Gardênia Messias.

Mecânico há cerca de 50 anos no Deserg, João Alves aprovou a ação

João Alves Santos, mecânico há cerca de 50 anos no Deserg, aprovou a ação. “Isso é muito bom para a gente. Tudo a gente tem que aprender um pouquinho, a cada dia que passa, faz bem. E trabalhar com mais segurança, graças a Deus. Me sinto mais valorizado, não só eu, como todo mundo aí se sente valorizado.”

A capacitação teve duração de quatro horas e foi conduzida por Marcelo Rocha dos Santos, técnico em Segurança do Trabalho. Antes da capacitação, os servidores participaram de um café da manhã em homenagem ao Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo. Dos 44 pais presentes na equipe, 20 deles foram sorteados para ganhar um presente do Deserg.