Teve início nessa segunda-feira, 22, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família, a segunda etapa da capacitação “Formação e Assessoria: Qualificando os serviços socioassistenciais”. O evento é promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto de Saúde Integral (ISIBA), e segue até quarta-feira , 24.

O objetivo do seminário é proporcionar assessoria para os agentes que trabalham diretamente no atendimento à população em situação de rua. A iniciativa propõe um processo de formação a partir da lógica intersetorial, envolvendo todos os agentes sociais no enfrentamento da situação de rua, de maneira sistêmica e interligada.

Na oportunidade, a coordenadora municipal da Proteção Social Especial, Kátia Freitas, comentou a importância do trabalho em rede e falou dos serviços realizados nos programas, como o incentivo à música. “Os ensaios são momentos em que eles deixam de estar na rua, em situação vulnerável, para estar em nossa companhia, com os nossos educadores”, disse.

Já a superintendente de Assistência Social do Governo do Estado, Ângela Gonçalves, destacou a relevância da formação para o serviço dos agentes e do trabalho desenvolvido no município. “A assistência social é um espaço fundamental para garantia de direitos, e a gente precisa ser mais forte nessa determinação de agir contra os abusos e fazer com que essa garantia seja estendida a todos”, destaca.

Para o coordenador do Creas POP Criança e Adolescente, Ualy Castro, a capacitação é importante, pois valoriza as experiências que têm dado certo no município. “Temos um bom trabalho, então vamos compartilhar nossa vivência, que consiste em acreditar e depositar confiança na população de rua. O curso vem para ressaltar essas boas experiências”, explica.

A formação contou ainda com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, do juiz da Infância, Dr. Juvino Henrique Brito, do promotor de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Coelho, entre outras autoridades.