Até o final do ano, todos os servidores de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) receberão treinamento de primeiros socorros e cada unidade deverá ter uma brigada de incêndio. A proposta foi apresentada pelo Núcleo de Apoio à Saúde do Trabalhador (Nast), da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com o Samu 192, aos diretores das unidades. Os treinamentos devem começar ainda neste mês de agosto.

O coordenador do Nast na Smed, Felipe Bittencourt, explicou que o trabalho com os Cmeis e creches é o início, mas a ideia é atingir as demais unidades da rede municipal de ensino a partir do próximo ano. “Não é uma ação pontual. Vamos criar um cronograma para a capacitação de todos”. A ideia é que até julho de 2023 o treinamento tenha acontecido em todas as escolas, para então começar a reciclagem.

Para a técnica Gardênia Messias, responsável pelo treinamento das brigadas de incêndio, será uma grande oportunidade de disseminar o conhecimento adquirido para salvar outras pessoas. Ela destacou que o treinamento serve não apenas para a escola, mas também para a família e para a comunidade. “Se uma pessoa passar mal dentro de casa, alguém que teve o treinamento vai saber como agir. Quando entramos na escola, a comunidade ganha”, afirmou Gardênia.

A coordenadora do Samu 192, Gileaide Santana, explica que nessa parceria o Samu estará fazendo o treinamento sobre suporte básico de vida, os primeiros socorros. “Estaremos fazendo a parte da ressuscitação cardiopulmonar (RCP), do suporte básico em ventilação, compressão cardíaca, atendimento a queimado, vias aéreas. Tudo que fazemos hoje quando saímos na ambulância para fazer um atendimento a queimado, no caso de incêndio, que vai ser o foco principal desses treinamentos, vamos também ensinar nas escolas”.

Para a diretora do Cmei Senhorinha Cairo, Cristiane Sousa, a iniciativa é relevante e necessária. “Considerando que a rede hoje atende uma grande demanda de crianças de 2 a 5 anos, que necessitam de cuidados, principalmente com relação a engasgo, situações de primeiros socorros que podem transcorrer de convulsão de febre alta que as crianças geralmente apresentam, é extremamente importante que a rede possa, enquanto propulsora, fomentar esses cursos para que assim instrumentalize de forma teórica e prática os seus funcionários”.

O secretário Edgard Larry destacou que se trata de mais um importante projeto que está sendo implantado na rede. “Estamos avançando. Agradeço a toda equipe da Smed, aos gestores das Cmeis e creches presentes, pelo empenho, dedicação, interesse e amor. O trabalho está sendo realizado a várias mãos. E vamos continuar”.