Desenvolvimento Social
Postado em 29 de agosto de 2023 as 15:30:55
Com o intuito de aprimorar a qualidade dos serviços ofertados à população, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) promoveu uma oficina com equipes técnicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município. O foco da oficina foi as ações que podem melhorar e ampliar o atendimento do Cadastro Único.
Os encontros, que começaram na segunda, 28, e encerram nesta quarta-feira, 30, é mediado pelo mestre em Política Social, o Professor Márcio Fernandes Maurício. Ele reforçou a necessidade de se construir coletivamente estratégias para serem implementadas na Gestão do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. “Já realizei outras oficinas com a equipe da Semdes. Hoje, nós queremos trabalhar estratégias para uma atuação mais eficaz do Cadastro Único, abordando questões que possam melhorar o atendimento à população e fazer com que os processos fiquem mais fáceis e os fluxos sejam aprimorados”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, o Cadastro Único é uma das principais ferramentas de articulação da rede de proteção social, por isso a capacitação das equipes é tão importante. “Reconhecemos a importância do atendimento da equipe que atua no Cadastro Único e graças ao Acolhe Conquista, que prevê o aumento do orçamento destinado à assistência social, capacitações como essa têm se tornado possíveis. Hoje, contamos com a colaboração de uma referência técnica nacional dentro do campo da assistência social”, afirmou Michael.
Um dos servidores responsáveis pela organização da oficina foi o coordenador de Renda e Cidadania, Alberto Bittencourt. De acordo com ele, a presença do professor Márcio serve de auxílio na construção de estratégias que vão possibilitar uma articulação intersetorial. Além disso, a presença de uma referência técnica garante uma visão mais ampla do trabalho feito na Semdes, propiciando um melhor atendimento à população em situação de vulnerabilidade”.