Secretário Michael destaca a importância da formação para a prestação de um serviço de qualidade

Os gestores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) participaram, nesta segunda (19), da Oficina Formativa em Gestão de Competências nos Processos de Trabalho, ocorrida no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. A palestrante foi a gerente do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) III, psicóloga Aracely Schettine Paiva, especialista em saúde mental, gestão de políticas públicas de gênero e raça e gestão de qualidade e segurança do cuidado ao paciente.

No início da oficina, foi apresentado um vídeo com a participação da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa abordando o sentido da vida e propósito. Aracely acrescentou que estar na área da saúde e do desenvolvimento social tem que ser por desejo. “É fundamental que a pessoa queira estar nesse lugar. Lidar com a saúde e proteção social não é algo fácil. Se você vai para área pública, tem que entender como a política pública funciona, quais são os dispositivos que podem executá-lo, quais são as barreiras que existem e somar forças com as demais pessoas para ver isso acontecendo, porque política pública sem a prática chegando até a população, não tem sentido”, disse.

Psicóloga Aracely Schettine Paiva

A palestrante destacou que competência é algo que se desenvolve. “Precisamos conhecer nossas fraquezas e olhar o que nós podemos transformar. A sua transformação é algo que só você pode fazer”. Ao falar sobre a Gestão de Crise, ponderou que não há hora marcada para acontecer. “Temos que detectar o problema e crescer em cima do erro”, esclareceu.

A coordenadora de Proteção Social Básica, Ana Fernandes Pinto Bitencourt, afirmou que a oficina foi pensada pela Semdes como um olhar sensível para toda a equipe que trabalha no Sistema Único de Assistência Social (Suas) como um todo. “É uma oportunidade de nós refletirmos as nossas práticas de trabalho e montar novas estratégias, procedimentos, para que possamos dar respostas mais significativas a todo social do nosso município”, finalizou.

Coordenadora de Proteção Social Básica, Ana Fernandes Pinto Bitencourt

Para o secretário Michael Farias, o evento significou o compromisso do governo em qualificar as equipes, garantindo à população o acesso a serviços públicos de qualidade. “A dimensão das competências técnicas dos gestores que estão dentro da Semdes é uma prioridade para o nosso governo, porque compreendemos que se nós temos diretores, coordenadores e gerentes que têm clareza da missão deles e que vão desenvolver competências importantes para o aperfeiçoamento do processo de trabalho, certamente que isso se refletirá no atendimento mais qualificado à população. A prefeita Sheila Lemos tem sido muito enfática sobre a necessidade de construirmos um governo que permita às pessoas em Vitória da Conquista terem acesso aos seus direitos e, com certeza, esse sentimento tem fortalecido todas as equipes de trabalho no sentido de que busquemos diariamente uma melhor forma de atender e a garantir à população o acesso aos seus direitos”, afirmou Michael.