Equipe da Sefin participou do 5º Sifra, no Rio de Janeiro

Uma equipe de cinco servidores da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin) passou os últimos três dias no Rio de Janeiro (RJ), participando da 5ª edição do Seminário de Inovações e Ferramentas para Recuperação da Arrecadação e Receitas Alternativas (Sifra). Promovido pelo Instituto Municipolis, na sede da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), o evento ocorreu entre os dias 24 e 26, oferecendo quase 30 painéis com palestras sobre o tema geral “Ideias e soluções eficientes para as gestões financeiras, fiscais e tributárias dos entes públicos brasileiros, em especial dos municípios”.

No dia 24, o destaque foi para “Economia local, crédito público, fomento, investimentos e despesas municipais”. Já no dia 25, tratou-se de “Gestão fiscal e financeira, tecnologia aplicada à gestão; processo fiscal e construção de consensos entre fiscos e contribuintes; governança corporativa e receitas não-tributárias”.

Por fim, nesta sexta-feira (26), o evento foi concluído com discussões sobre “Tributação municipal e repartilhas de receitas no federalismo fiscal”.

O secretário municipal de Finanças e Execução Orçamentária, Rodrigo Bulhões, afirmou que o conteúdo das discussões, incluindo o estudo de cases de sucesso, expostos durante os painéis, poderá ter um impacto direto no trabalho dos servidores em Vitória da Conquista. “Essas iniciativas exemplificam como estratégias inovadoras podem ser aplicadas para otimizar a arrecadação e buscar fontes de receita alternativas em contextos municipais”, defendeu Rodrigo.

“Ao analisar e aprender com os casos de sucesso, os participantes do curso podem adquirir insights valiosos, identificar melhores práticas e adaptá-las às suas próprias realidades”, concluiu o secretário.

Além de Rodrigo Bulhões, integram o grupo a inspetora geral de Finanças, Maíra Andrade, a gerente de Liquidação, Isadora Cruz, o auditor fiscal, Joenário Amado Júnior, e a agente de tributos Any Caroline Norberto.