Guarda Municipal
Postado em 30 de novembro de 2024 as 09:56:31
Duas importantes ações foram realizadas com servidores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal (GM), na sexta-feira (29). Enquanto os profissionais de Mobilidade Urbana recebiam orientações sobre os cuidados com a saúde do homem, como parte do Novembro Azul, os agentes da Guarda tratavam a respeito da violência contra as mulheres, debate reforçado nos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”.
Na Semob, a ação foi promovida pelo Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Nast). Com o tema “Homem sua saúde também importa”, a Coordenadora de Saúde do Adulto e do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Clara, e o psicólogo Bruno Mendes, palestraram sobre a saúde do homem de forma integral, tanto na saúde orgânica quanto mental.
“Aproveitamos a campanha do novembro azul para sensibilização. A Semob foi escolhida, pois já estamos realizando ação de cuidado com a Saúde Mental dos servidores desde julho e vamos até janeiro, por meio do Projeto FeliS (Felicidade Interna do Servidor), sendo o projeto piloto, e pelo Nast”, explicou a psicóloga do Nast, Leila Lopes. “Vamos continuar com o plantão psicológico dentro da Semob”, completou Leila.
Entre as ações realizadas na Semob estavam a oficina de contoterapia, ginástica laboral, ergonomia, treinamento de Segurança do Trabalho, vacinação e orientação sobre as vacinas e atualização do cartão de vacina. Durante a programação, houve ainda a apresentação do Canto Coral do Nast.
Na sede da Secretaria de Políticas para Mulheres, agentes da Guarda Municipal participaram do Papo Ativo, palestras que são realizadas durante os 21 dias de ativismo, ação que busca conscientizar a população sobre a violência contra a mulher a fim de erradicá-la. Os 30 homens do Grupo de Patrulhamento Preventivo Comunitário (GPPC) puderam ouvir o comandante da Guarda, Cristóvão Lemos, ministrar a palestra “Papo de Homem para Homem”, com o objetivo de conscientizar o agente sobre atitudes machistas e buscar a reflexão da violência contra a mulher de todas as formas.
“A campanha busca a conscientização de toda a população e a gente, na necessidade de conscientizar também o nosso guarda, principalmente o do grupamento do GPPC, que vai trabalhar na futura Ronda Maria da Penha, resolveu fazer a nossa parte também, com esse grupo de guarda”, disse o comandante. “A palestra é para o agente de segurança pública, mas, ao mesmo tempo, é para o homem. É uma conscientização sobre essas atitudes machistas, que muitas vezes vem levando violência de todo tipo, que é a violência física, violência psicológica, violência patrimonial, violência institucional, e na palestra a gente também fala das sanções da Lei Maria da Penha, quais as penalidades”, completou.
A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, destacou o trabalho que a secretaria tem realizado no município a fim de erradicar a violência contra as mulheres e neste 21 dias de ativismo. “Estamos realizando uma campanha de conscientização e mobilização social, pela erradicação da violência contra mulheres em nosso município, reforçando o combate a violência de gênero, e atuamos conjuntamente com a Guarda Municipal. A Secretaria de Mulheres tem oferecido suporte às vítimas e na oportunidade fortalecendo as políticas de segurança pública nas ações conjuntas de enfrentamento a esse problema que reflete em todos nós”, disse a secretária.