EMURC
Postado em 27 de janeiro de 2023 as 17:03:35
Uma pequena pausa nos planos urbanísticos, na execução e na fiscalização das obras realizadas pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), nesta sexta-feira (27), para tratar da importância do cuidado com a saúde mental. A ação desenvolvida pelo Núcleo de Psicologia do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), em parceria com a Emurc, faz parte da campanha nacional “Janeiro Branco: A vida pede equilíbrio”, tendo como público os servidores, e os psicólogos Ernandes de Amorim, Leila Lopes, Núcia Maria Normando e Verbênia Ribeiro, como facilitadores.

Verbênia fala da necessidade de observação para estabelecimento de estratégias de autocuidado e da qualidade de vida
Na roda de conversa, os psicólogos trouxeram a perspectiva de dimensionar o cuidado diário com relação à saúde mental. “Estamos identificando quais são as ações diárias tanto no âmbito organizacional como no âmbito pessoal. Aqui a gente vai traçar essas estratégias, inicialmente, partindo da observação para a partir dessa tomada de consciência estabelecer as estratégias de autocuidado e da qualidade de vida que vai de fato reverberar na manutenção da saúde emocional, assim também como o bem-estar da pessoa em todas as áreas da vida”, justificou a psicóloga Verbênia, uma das facilitadoras da ação realizada pela manhã no auditório do Nast.
A facilitadora comentou sobre a participação do público masculino no evento e o intuito de se criar um lugar de cuidado no meio organizacional. “A gente entende que, culturalmente, os homens, em sua maior parte, aprendem a não se conectar com as emoções, não sentem esse lugar de cuidado como o lugar próprio deles. E hoje existem homens aqui que se propõem a estar nesse lugar de cuidado e a gente quer naturalizar esse cuidado, criando esses espaços de escuta, de compreensão do outro, de apoio mútuo. Essas são as estratégias que a gente precisa desenvolver para que o espaço de trabalho seja um espaço também promotor de saúde”, comentou Verbênia.

Momento de ginástica laboral
O diretor-presidente da Emurc, Paulo Rocha, também falou da importância do tema trazido pela campanha Janeiro Branco. “Está sendo muito produtivo para os colaboradores da empresa e é muito importante trazer o público para que entenda a importância de um trabalho colaborativo, participativo e com um ambiente de trabalho agradável para termos pessoas com a saúde mental em dia, podendo colaborar e trabalhar com mais prazer”, desejou.
Para o controlador interno da Emurc, Márcio Prado, o tema foi muito salutar. “Hoje a gente vive numa situação que às vezes a gente pensa em tudo e não pensa na nossa própria cabeça, então é muito importante está sempre cuidando do corpo e da mente para que as demais atividades fluam de forma mais tranquila”, disse o participante. Durante a palestra, ele comentou que essas atividades são promovidas periodicamente pela Emurc. “Isso cria uma conexão maior entre os funcionários e mostra o carinho que a empresa tem pelos seus colaboradores”, completou Márcio.
- Paulo, Ernandes e Verbênia
- Márcio Prado
- Luciene Rosa
A assistente social da Emurc, Luciene Rosa, informou que as ações mensais realizadas para os servidores da empresa fazem parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente – programa que visa estimular os órgãos públicos das três esferas (nacional, estadual e municipal), a implementarem práticas de sustentabilidade, como o uso racional de recursos naturais e bens públicos, gestão de resíduos gerados e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
“Nós fizemos a adesão há mais de um ano e estamos promovendo as ações voltadas para a qualidade de vida no ambiente do trabalho. Todo mês nós temos ofertado uma atividade social. Essas atividades acontecem na sede da Emurc e também nas obras”, explicou Luciene.

Turma da manhã
Outra palestra foi realizada nesta tarde com outro grupo de servidores.