Um dos pontos positivos do curso é que o material fica disponível para consulta, destacou Juciara

Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Smed) participam, na última semana, do evento FNDE em Rede para Novos Gestores Municipais de Educação, oferecido pelo Governo Federal. A atividade, realizada de forma online, visa contribuir para a atuação dos agentes quanto à correta execução dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Outro objetivo é aprimorar a gestão dos recursos financeiros passados pelo Governo Federal. Por isso, o público que prestigiou o evento foi formado por gestores e técnicos que exercem funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social dos recursos orçamentários dos programas e ações financiadas pelo FNDE.

Para a diretora financeira do Fundo Municipal de Educação, Regina Meira, que já participou das edições presenciais do curso em anos anteriores, a iniciativa sempre traz importantes contribuições. “O curso foi muito importante porque nos ajudou a tirar dúvidas, fazer um bom acompanhamento dos recursos que recebemos dos programas federais, a exemplo do Programa de Ações Articuladas (PAR), das prestações de contas desse recurso, além de receber orientações sobre vários assuntos, como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Dessa forma, mantemos o Município atualizado quanto aos procedimentos e leis vigentes e evitamos que ele sofra penalidades”, comentou Regina.

Opinião compartilhada por Juciara Dias, que desempenha a função de gerente do Fundo. “Achei o curso de extrema importância porque abrangeu vários aspectos da Educação, como aqueles ligados diretamente ao meu setor, mas também à alimentação e ao transporte Escolar, obras, etc. Outro ponto positivo do curso é que o material ficará disponível na plataforma de compartilhamento de vídeos e poderá servir de consulta”, falou.

A Secretaria Municipal de Educação mantém para os servidores uma agenda permanente de formações, com iniciativas próprias ou externas, como é o caso deste curso oferecido pelo FNDE.