Curso é promovido pelo 10º Grupamento de Bombeiros Militar de Vitória da Conquista

O engenheiro João Gabriel Santos e o técnico Joilson Torquato, servidores da Defesa Civil Municipal, participam até a próxima sexta-feira (8), do Curso de Primeira Resposta em Ocorrências com Produtos Perigosos, promovido pelo 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Vitória da Conquista). Realizado no 9º Batalhão conquistense de Ensino, Instrução e Capacitação, o curso é voltado para militares e civis.

Servidores participam da prática sobre EPIs para proteção química

O objetivo é dotar os alunos de conhecimentos acerca da identificação dos produtos perigosos, das ações de salvamento e descontaminação de vítimas, das ações defensivas e de confinamento de vazamento e derramamento de produtos perigosos. A ideia do GBM é que os diferentes setores, estaduais e municipais, saibam a forma exata como agir nas ocorrências envolvendo esses produtos, além de resguardar o local até a chegada dos especialistas.

Como conta o engenheiro João Gabriel Queiroz, o convite para a participação da equipe foi feito pelo 7º Grupamento de Bombeiros Militares/GBM. Ele falou acerca dos benefícios que o curso vai proporcionar na atuação deles. “Esse curso é extremamente importante porque estamos sendo instruídos por quem lida diariamente em condições de extremo risco e que são os responsáveis pela atuação na região de Camaçari, que possui um polo petroquímico de extrema complexidade. Ele também nos dá uma responsabilidade muito grande, pois sabemos que poderemos, a partir disso, ser convocados para fazer parte da atuação em caso de situações em nosso município”, destacou.

Além de aulas teóricas, os alunos também terão aula prática, a exemplo da que abordou a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para Proteção Química, e serão submetidos a avaliações. Ainda participam do curso, representantes do 7º GBM/Vitória da Conquista, do 8º GBM/Jequié, da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e da Defesa Civil de Jequié.