Com o propósito de envolver os servidores que lidam direta ou indiretamente prestando serviços de atenção aos portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas no município, a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, na tarde desta quinta-feira (31), uma visita das equipes ao mirante da Serra do Marçal, situada às margens da BA-263, no distrito de Cabeceira do Jiboia.

A visita recreativa, que também homenageou o Dia do Servidor, envolveu cerca de 80 trabalhadores que integram as gerências dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps II), Álcool e outras Drogas (Caps AD III) e Infantojuvenil (Capsia) da SMS. No local, que é ponto turístico bastante frequentado e destacado pela bela paisagem, os servidores participaram de momentos de confraternização e descontração como parte de um serviço terapêutico prestado a eles pela própria coordenação.

Psicóloga do Caps há 10 anos, Joísa Ramalho, destacou que encontros fora do local do trabalho e a interação entre as equipes que compões os Caps, são essenciais para o desenvolvimento do trabalho com os pacientes. “É uma  oportunidade de encontro com os nossos colegas que compõem a rede de saúde mental, para a troca de vivências e também reforçar os afetos, os vínculos, eu acho muito importante”, ressaltou Joísa.

A psicóloga também ressaltou que essa atenção específica, na forma de atividade terapêutica, demonstra o momento de valorização dos servidores municipais. “A gente precisa muito desses espaços, desse olhar para dentro também, para quem cuida. Então, dar valor a esses momentos aprimora o trabalho e valoriza os profissionais”, salientou a servidora.

Joísa e Jamile

Segundo a coordenadora de Saúde Mental, Jamile Mascarenhas, a ideia foi a de transformar um momento de capacitação das equipes em uma atividade fora da rotina de trabalho. “Além de ser um espaço de lazer, é terapêutico pelo contato com a natureza e também pela possibilidade de estar em contato com os outros, uma vez que somos uma rede compartilhada. Nas equipes há médicos, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, além de trabalhadores dos setores administrativos”, explicou a coordenadora.

O papel da Coordenação de Saúde Mental consiste, entre outras funções, em elaborar programas de higiene mental e promover sua execução, além de estudos e investigações científicas no campo da psiquiatria.

Para contato:

Centro de Atenção Psicossocial II – Caps II

Endereço: Praça Sá Barreto, nº 131, Centro

Telefone: (77) 3422-9392

E-mail: caps2.pmvc@gmail.com

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – Caps AD III

Endereço: Rua T, nº 417, Felícia (Final da Avenida Filipinas, entrada pela Rua S)

Telefone: (77) 3422 8131

E-mail: capsad3pmvc@gmail.com

Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente – Capsia

Endereço: Avenida Espanha, nº 606, Candeias

Telefone: (77) 3421-5942

E-mail: capsia.pmvc@gmail.com