A capacitação foi voltada para os servidores que atuam na Proteção Social Básica e Especial

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com a Defensoria Pública da União (DPU), promoveu, nessa quarta-feira (9), uma capacitação para os servidores da assistência social. A formação aconteceu no auditório do Centro de Convivência Conquista Criança e teve como foco orientar os trabalhadores sobre as demandas que podem ser encaminhadas à DPU.

Um dos objetivos da formação é garantir que os profissionais da assistência social possam identificar, nos territórios, quais casos devem ser direcionados à Defensoria e como orientar os usuários a buscar o órgão de forma correta. Para a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, essa articulação fortalece a rede de proteção social do município. “A assistência social tem um papel essencial na articulação para a garantia de direitos. Com essa capacitação, nossos profissionais passam a compreender melhor o papel da DPU e como ela pode ser uma aliada na defesa dos direitos da população mais vulnerabilizada. Isso nos permite oferecer um atendimento mais qualificado e efetivo”, destacou Irlane.

A formação foi ministrada pela defensora pública Leila Carinhanha. Ela ressaltou que a DPU é parceira da Prefeitura nas ações do programa Suas na Comunidade e que a capacitação é uma forma de aproximar ainda mais o trabalho da Defensoria ao da assistência social. “Em breve, vamos retornar com o Suas na Comunidade, que é um lindo programa desenvolvido pela Semdes, responsável por aproximar os serviços da população. Os técnicos que participaram da formação de hoje são as pessoas que estão em contato direto com o nosso público-alvo, por isso realizamos esse trabalho de disseminação do conhecimento sobre a atuação da DPU. Isso garante uma assistência jurídica mais qualificada e acessível”, explicou Leila.

Participaram da formação os servidores que atuam nas coordenações da Proteção Social Especial e da Proteção Social Básica. Jorge Almeida, técnico do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) no Cras Nova Cidade, avaliou positivamente as discussões. “Da mesma forma que a sociedade se movimenta, a assistência social também se transforma. As políticas públicas e os serviços estão sempre se reformulando para atender às especificidades e às demandas de cada grupo. Em um momento como esse, conseguimos compreender melhor a integralidade dos serviços. Muitos atendimentos começam no Cras, mas precisam ser direcionados para outros órgãos. Ter essas informações de forma clara e concisa é fundamental para que possamos orientar os usuários com mais segurança”, afirmou.

A servidora do Centro Pop, Denise Reis, também considerou o evento enriquecedor e acredita que o conhecimento adquirido irá aprimorar o atendimento aos usuários. “Esse momento foi muito importante. Pudemos entender melhor as diferenças entre a Defensoria Pública do Estado e a DPU, além de tirar várias dúvidas. A partir do momento em que esclarecemos essas questões, fica mais fácil orientar as pessoas que acompanhamos”, afirmou Denise.