Gestão e Inovação
Postado em 8 de março de 2013 as 17:41:23
Nas últimas décadas, as mulheres têm deixado para trás o estigma de donas do lar e ampliado cada vez mais a participação no mercado de trabalho, ocupando, inclusive, cargos que antes eram destinados somente aos homens. Atenta a isso, a Prefeitura de Vitória da Conquista sempre tem buscado incentivar e apoiar a participação das mulheres em todos os setores da Administração Municipal.
“Temos mulheres trabalhando em todos os setores da Prefeitura e o que a gente percebe, em relação ao desempenho das servidoras, é que elas têm uma dedicação muito grande e uma percepção de responsabilidade extremamente aguçada. Só temos que agradecer a essa imensa força de trabalho que dá a este Governo boa parte do dinamismo que ele tem apresentado”, salientou o secretário municipal de Administração, Eliabe Gouveia.
Atualmente, dos mais de 6 mil servidores, entre efetivos e contratados, 4.314 são mulheres. Desde 2011, essas servidoras têm sido beneficiadas com a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias, assegurada pela Prefeitura no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Municipais. Com isso, as servidoras passaram a ter a possibilidade de estender a amamentação exclusiva e ficar ainda mais tempo com o bebê.
“Tivemos também o aumento da licença paternidade, de 5 para 7 dias, que é uma ajuda grande para a mulher, pois os pais podem estar mais presentes na vida da família, nesse momento inicial da chegada do bebê”, destacou Eliabe.
Participação estratégica – Além disso, as servidoras têm se destacado e ocupado cargos estratégicos. Atualmente, três das principais pastas da Prefeitura são ocupadas por mulheres, que coordenam o trabalho de milhares de pessoas e importantes serviços públicos. São elas: a procuradora geral do Município (PGM), Luana Caetano; a secretária de Saúde, Márcia Viviane Araújo, e a diretora-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), Mércia Andrade.