Notícia Destaque
Postado em 16 de outubro de 2014 as 10:30:52
Elas vieram conhecer de perto as iniciativas exitosas desenvolvidas pela Prefeitura
A equipe da Administração Municipal de Vitória da Conquista recebeu, nessa quarta-feira, 15, a visita técnica de profissionais de saúde da Índia. Elas fazem parte da Associação de Mulheres Trabalhadoras Autônomas (Self Employed Women’s Association – SEWA) do país asiático e vieram a Vitória da Conquista para conhecer mais profundamente a exitosa experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município.
“Para nós é uma honra poder recebê-las aqui. É muito bom poder fazer essa troca de experiências, pois o nosso município dispõe de uma série de serviços gratuitos voltados para a saúde da população”, destacou o prefeito Guilherme Menezes, que recepcionou a comitiva no Salão Nobre do Gabinete Civil, ao lado do vice-prefeito, Joás Meira, e da secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, entre outros membros do Governo Municipal.
Durante todo o dia, as integrantes da SEWA visitaram os serviços municipais de saúde, como o Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav), que presta atendimento médico especializado e assistência social às pessoas que possuemDoenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e o vírus da aids; a Central de Marcação de Consultas; oCentro Regional de Atenção à Saúde do Trabalhador (Cerest), serviço de assistência especializada voltado aos trabalhadores acometidos por doenças e acidentes relacionados ao trabalho e a Unidade de Saúde da Família do Pedrinhas. Neste último, elas, que na Índia desempenham funções semelhantes a de um Agente Comunitário de Saúde, conversaram bastante com os profissionais de saúde sobre o trabalho desempenhado e trocaram experiências.
A coordenadora da SEWA, Susan Thomas, ficou impressionada com a dimensão dos serviços municipais de saúde.“Sabíamos que o Brasil oferecia serviços de saúde gratuitos para a população, mas não tínhamos a noção da dimensão e nem da complexidade. Tudo o que nós vimos aqui hoje servirá para iniciarmos uma discussão sobre a implantação de um sistema semelhante em nosso país. Sabemos que ainda temos uma longa jornada pela frente”, ressaltou.
A visita das representantes da SEWA foi articulada pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Nos últimos anos, o município já recebeu também a visita de outros grupos internacionais.