Paciente Márcia da Silva

No dia 16 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou um novo contrato de prestação de serviço com a Clínica Cicatrimed, um centro de tratamento avançado em feridas, que no fim do mês de abril já havia alcançado a marca de 100 pacientes em tratamento integral de feridas crônicas.

Uma dessas pacientes é Márcia da Silva, de 56 anos, diabética, que está em tratamento de uma ferida adquirida no pé no início do ano após ter contato com uma bactéria na praia, e por pouco não perdeu parte da perna. Ainda assim, depois de algumas intervenções, precisou passar por uma cirurgia para retirada de dois dedos do pé e agora faz os curativos especiais para alcançar a cicatrização. Hoje, Márcia comemora a melhora: “Graças a Deus estou sendo bem atendida, muito bem acompanhada, e meu pé melhorou bastante mesmo”.

Maria José Rocha, de 55 anos, também está em tratamento de uma úlcera na perna esquerda que já havia cicatrizado anteriormente, mas voltou a inflamar. “Saiu uma mancha na minha perna, eu cocei e acabou inflamando. Eu já fazia o acompanhamento antes na Clínica de Reabilitação, fui encaminhada pra cá, e acho o atendimento aqui ótimo, muito bom. Já consigo ver uma melhora, graças a Deus”, disse ela.

Paciente Maria José Rocha

O contrato com o novo serviço tem o objetivo de otimizar o atendimento, com mais tecnologia e assistência multiprofissional aos pacientes em tratamento integral de feridas e doenças venosas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além do curativo especial para os pacientes com feridas, também é ofertado o acompanhamento com uma equipe interdisciplinar composta por médico clínico, hiperbarista, dermatologista, infectologista, nutricionista, angiologista, endocrinologista, cirurgiões e intensivistas.

O diferencial é que o serviço possibilita toda essa linha de cuidado em um só lugar, com o objetivo final de alcançar a cicatrização da ferida, como explicou Júlio Musse, diretor de Regulação, Controle e Avaliação do SUS do município. “Dentro desse contrato da oferta de serviço com a clínica, podemos tratar todas as necessidades desse paciente. A partir do momento que a gente consegue diagnosticar e tratar em tempo hábil, vamos diminuir as complicações que isso pode gerar, ou um dano irreversível para o paciente, como uma amputação de membro ou internamento hospitalar, que é um custo muito mais alto do que tratar ambulatorialmente”, afirmou Júlio.

 

Acesso ao serviço

Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde do município, desde que possuam algum tipo de ferida aberta por mais de 30 dias, mediante a avaliação médica ou de enfermagem da unidade. Caso atenda aos critérios de encaminhamento, é feito o agendamento do paciente, pela própria unidade de saúde, para avaliação na clínica Cicatrimed, conforme ordem de prioridades.

Os critérios de inclusão para o tratamento inclui pacientes com lesões crônicas (úlceras vasculogênicas, por pressão ou neuropáticas) ou com lesões agudas (deiscência cirúrgica, lesões traumáticas, acidentes por animal peçonhento, entre outras).