Mobilidade Urbana
Postado em 5 de fevereiro de 2013 as 21:45:52 e atualizado em 8 de fevereiro de 2013 as 15:50:46
Novas mudanças começaram a valer nesta segunda, 4
Após a transformação da Rua Santos Dumont e da Avenida Fernando Spínola em vias de sentido único, pedestres e motoristas que trafegam por ali estão conhecendo os primeiros reflexos da nova medida, implantada nesta semana pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
De forma geral, os pedestres e os condutores de veículos dizem aprovar as alterações. O protético Ademar Santos, que há 25 anos mantém seu consultório na Santos Dumont, considera que o trânsito será, a partir de agora, mais seguro para quem anda pela rua. “Achei ótimo”, diz. Ele conta que, recentemente, quase viu uma senhora ser atropelada. “Ela ia atravessar e olhou para um lado da rua, mas não viu que, do outro lado, também vinha um carro”. Com a mão única, em direção à Avenida Integração, Santos acredita que esse problema será solucionado.
Esse também é o ponto de vista da moradora Iracilene Pereira. Ela diz que, antes, tinha dificuldades para atravessar a Avenida Fernando Spínola, onde mora. Os veículos estacionavam dos dois lados e, pelo meio, havia trânsito em duas mãos. Com as alterações realizadas pela Prefeitura, agora pode atravessar mais tranquila com o filho pequeno. “A visibilidade ficou bem melhor”, afirma.
O bancário Fernando Teixeira costumava transitar todos os dias pela Fernando Spínola, partindo do Centro em direção à Zona Oeste. A partir de agora, terá de mudar o percurso, em razão das alterações no trânsito. “Como é para desafogar o trânsito do Centro, então é uma mudança válida”, avalia.
Fluidez e segurança– As mudanças nas duas vias foram implantadas de fato nesta segunda-feira, 4. A nova sinalização será concluída até o fim da semana e uma campanha de esclarecimento está sendo realizada pela Prefeitura. “Essas duas vias são muito importantes, pois fazem a ligação entre a Zona Oeste e o Centro da cidade”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Luís Alberto Sellmann. “Com essas mudanças, haverá maior fluidez e menos veículos trafegando, o que proporcionará mais segurança aos pedestres. Isso vai aumentar e melhorar a mobilidade urbana”, acrescenta Sellmann, que informa, ainda, sobre a necessidade de que a população se mantenha atenta à nova sinalização. “Essa atitude vai evitar acidentes”, diz.