O bairro Senhorinha Cairo tem recebido diversos benefícios através de obras do Governo Municipal. Um dos destaques é a pavimentação de 48 vias no local, totalizando 11,61 km de asfalto. A obra está sendo realizada pelo Governo Municipal por meio do financiamento do Governo do Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os investimentos também contam com a contrapartida da Prefeitura Municipal.

Na manhã desta terça-feira (11), a Avenida Apache estava sendo preparada para receber o asfalto e dona Sandra Prado Paiva Rocha, que tem um comércio na localidade, observava com atenção as obras.

“Foi com imensa alegria que esperei essa pavimentação, mas hoje já é uma realidade. Foram muitos anos de poeira, de lama e não existia rede de esgoto. Graças a Prefeitura Municipal, tudo isso ficou pra trás. É um projeto grandioso e uma grande realização. Só temos que agradecer”, comenta Sandra, que também mora no bairro há 23 anos.

Sandra Prado

Antes da pavimentação, todas as 48 ruas receberam rebaixamento de rede e drenagem superficial e profunda, para garantir o escoamento de águas pluviais. Mais de 39 mil pessoas serão beneficiadas pelas melhorias provenientes do asfalto.

Outra obra que merece destaque é a chegada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) tipo II no bairro. A ordem de serviço para a construção da obra já foi assinada e proporcionará grandes benefícios à população como atendimento de urgência e emergência. O equipamento contará com uma estrutura de 12 leitos de observação, 06 cadeiras para hidratação/medicação, 09 cadeiras para inalação, 04 salas de exames diferenciados, sala de radiologia, farmácia, sala de sutura e curativo. Um investimento que ultrapassa os R$ 2 milhões.

Abelardo Alves

Na UPA, a população também contará com uma estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Quando o paciente chegar à unidade, os médicos prestarão socorro, controlarão o problema e detalharão o diagnóstico.

Residente na Avenida Apache, Abelardo Alves, conta que antes não tinha vontade de morar no Senhorinha Cairo, mas após os investimentos feitos pela Administração Municipal, não pretende mais mudar de bairro.

“Esse asfalto está ficando uma maravilha. O Governo Municipal está fazendo um bom trabalho e está sendo muito bom para a cidade, principalmente para o Senhorinha Cairo. Estou satisfeito demais com essas melhorias aqui e não esperava que acontecessem por agora. Eu não queria morar aqui antes, mas agora quero ficar aqui para o resto da minha vida”, afirma Abelardo.

Confira outros investimentos públicos que também beneficiam os moradores da localidade:

Cras – Implantado em abril de 2012, o Cras VIII já cadastrou quase 900 famílias e cinco grupos de convivência foram instalados por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogas, assistentes sociais e uma educadora social.

Benefícios do Orçamento Participativo (OP)– Em 2013 foi realizada a completa revitalização da Creche Municipal Gelásio Alves e a reforma do posto de saúde local.

Em ambos os casos, trata-se do atendimento a solicitações dos próprios moradores. Foram eles que reivindicaram tais melhorias, por meio das plenárias do Orçamento Participativo.