Motoristas que atuam no transporte coletivo de Vitória da Conquista participam, esta semana, de ações do projeto de humanização no trânsito promovido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Simtrans), com o objetivo de demonstrar a importância do respeito entre os condutores enquanto trafegam nas ruas. A atividade também conta com presença de representantes dos grupos de ciclistas.

Além de palestra e debate sobre formas de melhorar a convivência no trânsito, o projeto conta com uma parte prática. Nela, os motoristas em bicicletas estáticas têm a experiência de passar por situação semelhante à dos ciclistas quando pedalam pelas ruas.

“É assustador, por isso a gente tem que se colocar no lugar deles”, avaliou Itamar Brito, que atua em transporte coletivo há 18 anos. Já Pedro Oscar Santos considerou a experiência positiva. “Precisamos aprender a estar juntos, pois diariamente estamos lado a lado no trânsito”.

Nimário Ferreira, que pedala pelo menos seis dias por semana, destacou o crescimento do número de ciclistas que pedalam por esporte ou se deslocando para o trabalho. “Com esse aumento, é fundamental a harmonia no trânsito e isso só será possível com empatia, com o olhar para a posição do outro”.

Gerente do Simtrans na área de Educação Para o Trânsito, Wendel Ferraz disse que a Semob dará seguimento a atividades desta natureza. “Estaremos com o grupo de motoristas do transporte coletivo até a sexta-feira. Depois, vamos trabalhar também com motociclistas”.