Representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Vitória da Conquista (Atuv) e do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência se reuniram, na última terça-feira (10), para debater melhorias da acessibilidade e inclusão no Sistema de Transporte Público do município.

Um dos principais temas debatidos foi o treinamento e a capacitação dos operadores do sistema, incluindo motoristas, cobradores e fiscais. O objetivo é garantir uma abordagem mais respeitosa, eficiente e humanizada no atendimento às pessoas com deficiência. O Conselho solicitou a inclusão de seus membros nas futuras capacitações, a fim de contribuir diretamente com as formações e promover um olhar mais técnico e sensível às necessidades reais dessa parcela da população.

Questões operacionais também foram tratadas, como a dinâmica de embarque e desembarque de pessoas com deficiência. O Conselho destacou a importância dos cobradores auxiliarem as pessoas com deficiência visual no momento do desembarque, bem como a atuação mais presente dos fiscais da Semob em horários de pico, especialmente no terminal, para prestar apoio a esse público.

Os pontos positivos da Ouvidoria do Transporte Público foram destacados. Os conselheiros elogiaram o atendimento e a agilidade na resolução de demandas, mas também trouxe a solicitação por punições mais rigorosas em casos de reclamações reiteradas contra motoristas e cobradores. Outro tema importante foi a melhoria no atendimento da Atuv às pessoas com deficiência, reforçando a necessidade de um serviço mais humanizado e acessível.

A necessidade de maior conscientização da população quanto à importância e ao respeito ao piso tátil no terminal de ônibus também foi abordada. Formas para combater às fraudes no uso dos cartões de transporte, especialmente o uso indevido, também foram levantadas.

“A reunião foi avaliada como positiva pelos participantes, que reforçaram o compromisso com a construção de um transporte público mais acessível, inclusivo e digno para todas e todos os cidadãos de Vitória da Conquista”, comentou Railan Oliveira, representante da Coordenação de Transporte.