Ludmila fala aos servidores como o tema da palestra está ligado ao dia a dia deles

Servidores de diferentes secretarias municipais se reuniram na manhã desta sexta-feira (2), na sede do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), para uma palestra de sensibilização acerca da Agenda 2030, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A atividade foi conduzida pela técnica de Meio Ambiente, Ludmila Araújo.

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) constitui um plano global, que os países assumiram, para que daqui a oito anos todos os povos e nações atinjam um mundo melhor para se viver. Para tanto, essa agenda é composta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abrangem diferentes áreas, como erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação de qualidade, entre outros.

Segundo Ludmila, o principal neste trabalho de sensibilização é que os servidores não só saibam quais são esses objetivos, mas, sobretudo, como eles estão sendo ou podem ser aplicados em seu dia a dia. “É fundamental que o desenvolvimento sustentável seja pensado de forma sistêmica e integrada para que a cidade possa crescer de forma ordenada e alinhada a esses objetivos estabelecidos pela ONU”, enfatizou.

A sensibilização vai abranger, além dos servidores, outros públicos, como a comunidade em geral, empresas, organizações e instituições parcerias. “Esperamos que esse ciclo de palestras que começamos hoje leve a esses públicos o entendimento de que a gente deve pensar no meio ambiente de forma a não dissociar o ser humano dele e sempre buscando qualidade de vida para a população, e a preservação da natureza”, comentou a titular da Semma, Ana Cláudia Passos.

Ainda de acordo com a secretária, foi formado na Semma um Núcleo que acompanha o que está sendo feito e o que precisa ser feito para o cumprimento dos objetivos. “Esse é um trabalho de médio a longo prazo”, explicou.

Engenheira ambiental e sanitarista lotada na Secretaria de Serviços Públicos, Márcia Amorim comentou que a partir da iniciativa, os servidores também podem se tornar multiplicadores da informação e sensibilizadores. “É muito importante que todas as pessoas, inclusive o servidor público, tenham o conhecimento dessas questões ambientais e de sustentabilidade que são do nosso dia a dia. O servidor público tem contato com a população e pode passar para ela essas questões que têm a ver com a nossa sobrevivência”, observou.

Novos encontros

Como informou a secretária, outros dois encontros serão realizados este mês para quem deseja se informar e colaborar para o cumprimento da agenda de desenvolvimento sustentável no município. O primeiro deles acontece na próxima sexta-feira (02) e será voltado para a comunidade em geral, principalmente, universidades e instituições de ensino superior.

Já o segundo será no dia 16, no qual participam, empresas, organizações e instituições parceiras. O local de realização de ambos os encontros ainda será definido e informado. Já o terceiro, será no dia 30.