Na tarde desta sexta-feira (5), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu dois novos veículos que serão destinados para dois importantes setores da pasta: a Fiscalização Ambiental e a Brigada Florestal. Os dois veículos do modelo Oroch Renault foram entregues no espaço revitalizado do Cristo, no alto da Serra do Periperi. Os carros irão percorrer as zonas urbana e rural do município a serviço da Semma, e atuarão nas demandas relacionadas às causas ambientais com a realização das rondas e atendimento de ocorrências.

A prefeita Sheila Lemos reafirmou o compromisso com a pauta ambiental e reforçou a importância do trabalho que a Semma vem realizando em Vitória da Conquista. “Estamos entregando mais dois automóveis para a Semma como ação do nosso compromisso com o meio ambiente e em reconhecimento à importância para as pessoas”, afirmou a gestora. 

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, comemorou a chegada dos veículos que vão incorporar a frota da Semma e garantir mais eficiência no trabalho das equipes, sobretudo da Brigada de Incêndio que atua no combate a focos de incêndio em áreas florestais.

Ana Cláudia acompanhada dos servidores da Brigada Florestal

“Nós conseguimos adquirir duas viaturas, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que vão atuar dando suporte para as equipes que trabalham no combate a incêndio e fiscalização ambiental, principalmente a Brigada de Incêndio, que trabalhava com os veículos da secretaria, mas agora vai ter esse próprio, equipado com as bolsas de incêndio e todo o material para que possam se deslocar a qualquer momento”, observou a responsável pela pasta. 

Brigada Florestal de Vitória da Conquista 

Atuando desde 2019, principalmente nos períodos de seca, que são propícios a queimadas, nas áreas florestais de preservação de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a Brigada conta com 10 servidores que trabalham para mitigar incêndios e resgatar animais silvestres. A equipe se prepara, todos os anos, junto ao Grupamento de Bombeiros Militar, em cursos de atualização das técnicas de combate aos focos de incêndio, de forma específica para atender as áreas de florestas.

Joseval dos Santos e Jorge Rocha são integrantes da Brigada Florestal desde a implantação e início de atuação. Juntos, afirmaram que a chegada das viaturas vai ajudar a efetivar uma melhor prestação de serviços, tanto na resolução de demandas como na atuação do combate e prevenção de danos ao meio ambiente. 

Jorge Rocha e Joseval dos Santos

“Nós conseguimos estas viaturas num momento muito oportuno. A chegada desses novos carros vai facilitar bastante o nosso trabalho e eu espero que nós possamos estar sempre servindo à população de Vitória da Conquista e ao Meio Ambiente”, comemorou Joseval dos Santos. 

“Eu atuo como brigadista desde o início de 2019, e também como motorista. Esses veículos plotados, especificando o que é um carro de emergência e urgência, vai facilitar nosso trabalho no trânsito, resolvendo uma das nossas maiores dificuldades hoje, que é em relação ao deslocamento”, acrescentou o servidor Jorge Rocha.

Em caso de incêndios em áreas residenciais ou florestais, o contato imediato deve ser feito através do Corpo de Bombeiros, ligando para o número 193.