Com o objetivo de avaliar e direcionar as políticas públicas municipais para o cumprimento da Agenda Global 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) instituiu o Núcleo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O núcleo foi criado por meio da Portaria nº 005/21, publicada ontem (20), no Diário Oficial do Município.

Para cumprir a Agenda Global 2030 é preciso observar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que propõem ações e programas geradores de sustentabilidade, desenvolvimento e bem-estar social, ao longo dos próximos 10 anos.

“O núcleo vem justamente para a gente trabalhar tudo isso em Vitória da Conquista, analisar o que é feito, começar a mostrar as atividades que são desenvolvidas pela Prefeitura e aperfeiçoar mais isso, trazendo mais interação com a ONU e com organizações internacionais. Isso vai ser muito bacana para o município, é muito importante”, afirma a secretária da Semma, Ana Cláudia Passos.

De acordo com ela, algumas dessas diretrizes já vêm sendo cumpridas. “Como Vitória da Conquista é uma cidade que cresce muito, e o Governo Municipal vem sempre buscando atender todas as demandas sociais e também ambientais, então a gente já consegue atender a um leque grande desses ODS”, completa.

Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão a busca da segurança alimentar; melhor nutrição e promoção de agricultura sustentável; disponibilidade e gerenciamento sustentável de água e saneamento para todos; desenvolvimento de estratégias para combater as mudanças climáticas e seus impactos; e fortalecer meios de implementar e revitalizar parcerias para o desenvolvimento sustentável.