A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está promovendo uma série de capacitações para os servidores do órgão. Na tarde desta quarta-feira (16), no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, os profissionais assistiram à palestra “Resíduos sólidos e sustentabilidade urbana: um problema a ser resolvido”.

A atividade foi conduzida por Venâncio Ladeia, pós-graduando em Gestão Ambiental e diretor operacional de uma empresa especialista em resíduos sólidos. Ele abordou a importância da gestão e da fiscalização do descarte ilegal na cidade. “Pode agravar a situação do chorume, que vai entrando no solo, dos animais peçonhentos, e recentemente as questões de chuva, que podem acabar alagando. Então é muito importante que o local seja apropriado pra esse tipo de descarte, não simplesmente jogar em qualquer local da cidade. Meio ambiente e saúde pública, esses são os temas realmente referentes nessa situação”, explicou.

Para a técnica em meio ambiente Manara Teles Santos, a atividade traz a oportunidade de olhar para o assunto de resíduos sólidos por uma perspectiva além da ambiental. “Olhar o ponto de vista social da geração de empregos, da maneira correta de organizar a cidade, de planejar os espaços, inclusive os espaços onde são direcionados esses resíduos. E também a questão ecológica da fauna, da flora, da biota, desse ponto de vista. Eu acho que isso é importante porque é uma discussão que é ampliada para fora dos limites da Secretaria de Meio Ambiente”, disse.

Ludmila Araújo também é técnica em meio ambiente e destacou a relevância das capacitações para aprimorar o trabalho realizado e o serviço entregue à população. “Quando a gente tem uma troca de ideias, intercâmbio de informações, isso tanto aflora na gente a importância de estar sempre debatendo esse tema, como também estar sempre se atualizando, para que a gente possa fazer o trabalho da forma mais eficiente, mais eficaz, e garantindo a idoneidade e a qualidade de tudo aquilo que a gente presta no nosso dia a dia”, afirmou.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, as qualificações continuarão acontecendo ao longo de todo o ano. “É um dos nossos objetivos do plano de ações de 2022 realizar cursos e palestras de capacitação de nossos servidores e também que possa abranger outras secretarias, e até mesmo outros municípios, a depender do tema que for abordado. Para que possa estar sempre trazendo mais conhecimento, mais qualidade no serviço e no atendimento”, contou a gestora.

No dia 23, os servidores da Semma participarão de outra palestra, sobre “Investigação de Passivos em Áreas Impactadas por Hidrocarbonetos de Petróleo”. A atividade será ministrada por Jair Neto, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE).