Toda data especial merece uma grande comemoração. Por isso, parar festejar o 15 anos do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) a Prefeitura de Vitória da Conquista deu início na noite dessa segunda-feira, 17, ao Seminário de Atenção à Vida, que acontece até o dia 19, no auditório do Núcleo de Educação Permanente. No evento, estão sendo debatidos temas relacionados ao atendimento prestado pelo serviço no que diz respeito às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), HIV/aids e hepatites virais.

A abertura do evento contou com diversas autoridades da Administração Municipal, da Secretaria Estadual de Saúde, da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e de Moçambique que salientaram a importância dos serviços prestados pelo Caav ao longo desses 15 anos.

Maria Elaine*, usuária do Caav, lembrou a importância do serviço em sua vida. Ela vive com HIV/aids. “No Caav, fiz amigos e tenho o tratamento necessário para viver bem com a minha doença”, ressaltou. Ela aproveitou a ocasião para conscientizar a todos sobre o uso da camisinha: “A camisinha é a melhor proteção, pois a maioria das pessoas que estão com o vírus não sabem que o possuem. Por isso, protejam-se sempre!”.

O prefeito Guilherme Menezes falou da satisfação em começar a comemoração do Caav com a visita da segunda comitiva de Moçambique ao município e a palestra de abertura com Pedro Chequer, um dos assessores do projeto de implantação do serviço. “Começamos bem com a alegria contagiante da comitiva de Moçambique que nos alegrou com a visita a nossa cidade e estamos abrindo este evento com Pedro Chequer um dos responsáveis, junto a David Capistrano Filho, pela idealização deste serviço que hoje completa 15 anos com muitas vitórias a comemorar, porque em nosso município desde 2007 não nascem crianças com HIV”, lembrou o prefeito.

Jaciara Mendes

Jeane Magnavita

A coordenadora do Caav, Jaciara Mendes, homenageou a todos os trabalhadores do serviço. “São 15 anos de trabalho e vitórias que foram construídos a muitas mãos”. A secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane de Araújo, também ressaltou a dedicação de todos os trabalhadores e o pioneirismo da Administração Municipal na implantação do serviço. “É importante destacar que tudo isso não seria possível se não fosse a vontade política do Governo Municipal”, reiterou.

A coordenadora estadual de DST/aids, Jeane Magnavita falou de como o Caav representa uma referência em atendimento para todo Estado. “Estão todos de parabéns, são 15 anos de um trabalho bem feito”, ressaltou Jeane.

Fernando Vasconcelos

O poder legislativo também foi representado no evento. O presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos, ressaltou a importância do serviço para o município e, sobretudo, o apoio da Câmara Municipal à Administração. “Nos orgulhamos em sermos parceiros de um governo sério e comprometido com o bem-estar de todos os conquistenses”, destacou.

Francisca Guilherme Cadalamba

A vice-governadora da Província de Gaza em Moçambique, Francisca Guilherme Cadalamba, aproveitou o momento para agradecer a acolhida do povo de Vitória da Conquista a comitiva. “Viemos aqui aprender com vocês essa experiência que já dura 15 anos. Aprendemos muito, e de acordo com nossas condições em Gaza iremos implantar em nosso território as experiências bem sucedidas de vocês”, ressaltou.

* O nome foi alterado para preservar a identidade da usuária.