Desenvolvimento Social
Postado em 14 de junho de 2025 as 09:00:59 e atualizado em 16 de junho de 2025 as 14:58:45

Cerca de 300 pessoas idosas atendidas pela Proteção Social Básica celebraram o São João nesta sexta-feira (13)
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Proteção Social Básica (PSB), reuniu cerca de 300 usuários da terceira idade em um festejo junino com o tema “Arraiá da Experiência: Celebrando o São João com Alegria e Tradição”. O evento foi realizado nesta sexta-feira (13), na Praça CEU J. Murilo, localizada no bairro Alto Maron, e contou com a participação de moradores de diferentes bairros de Vitória da Conquista, das zonas urbana e rural, atendidos pelos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI).
- Michael Farias
- Dayana Evelinne
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a garantia de direitos da população. “O São João é uma festa muito importante para nós que somos nordestinos. É o momento em que revivemos, de forma mais forte, nossa cultura e nossas raízes. Esse evento também reafirma nosso compromisso com o fortalecimento das políticas públicas. É o momento em que a assistência social cumpre seu papel, promovendo a convivência comunitária e resgatando nossos valores e tradições”, pontuou Michael.
Durante a programação, os usuários participaram de apresentações culturais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, como quadrilha, forró e casamento de roça. Também foram servidas comidas típicas, e toda a ambientação do espaço foi organizada com elementos tradicionais da festa, com o objetivo de incentivar o gosto pelas celebrações juninas, resgatar a cultura nordestina e proporcionar momentos de descontração e socialização.
- Quadrilha
- Comidas típicas
- Casamento
- Forró
- Equipe PSB
De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Dayana Evelinne Araújo, a integração dos serviços é fundamental para garantir uma assistência social mais fortalecida, assegurando que as políticas públicas alcancem um número maior de pessoas. “É mais do que uma festa. A construção do Arraiá da Experiência envolveu a participação de todos os Cras e do Centro de Convivência do Idoso. Isso fortalece os vínculos e reforça o papel dos serviços na promoção da cidadania e na garantia de direitos da população conquistense”, explicou.
Dona Miralva Brito saiu do distrito de São Sebastião, com a equipe e o grupo do SCFV do Cras Rural, para participar da celebração. Para ela, a experiência valeu a pena. “O São João é bom demais. Nós, nordestinos, temos que gostar do São João. É nossa cultura, tem muita festa e muitas comidas típicas. E eu sou do mês de São João. Eu nasci no dia 22 de junho, então, para mim, a maior festa do Nordeste é o São João”, expressou a usuária.
- Miralva Brito
- Lindaura de Jesus
Já a moradora do Panorama, Lindaura de Jesus, usuária do Cras Nova Cidade há 14 anos, destacou a importância de momentos como esse para a população idosa. Segundo ela, participar de uma celebração coletiva com outras unidades reforça o sentimento de pertencimento. “Participo de tudo, é um lazer muito bom. A gente da terceira idade ama participar dessas coisas. O serviço do Cras é muito bom, a gente consegue tudo que quer, fora os funcionários que são ótimos. Então eu amo, pra mim não tem coisa melhor que participar de uma festa como essa. A gente da terceira idade precisa de mais coisas assim. A terceira idade quer sair, quer passear, quer se divertir”, relatou.