Desenvolvimento Social
Postado em 29 de maio de 2025 as 13:50:36
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) recebeu, nesta semana, uma comitiva do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para monitorar a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Vitória da Conquista.
Os representantes do MDS visitaram as instalações da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), dialogaram com produtores da agricultura familiar e com representantes de Organizações da Sociedade Civil beneficiadas pelo programa.
- Visita aos agricultores do povoado de Abelhas
- Visita técnica à Apae
- Diálogo com a presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional
Através da 11ª edição do PAA, o município adquiriu 44,21 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar, beneficiando cerca de 103 produtores rurais. Os alimentos foram distribuídos para 35 entidades socioassistenciais e equipamentos da rede municipal, atendendo aproximadamente 7 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
Na quarta-feira (28), a comitiva se reuniu com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, que ressaltou o compromisso da gestão com a segurança alimentar no município. “O PAA é uma política essencial porque garante alimento de qualidade para quem mais precisa e, ao mesmo tempo, gera renda e dignidade para os nossos agricultores. A presença do MDS aqui demonstra a importância do que estamos fazendo e nos ajuda a identificar acertos e desafios, permitindo que a gente aprimore ainda mais o nosso trabalho”, destacou Michael.
- Eudo, Hélcio e Cristiano
- Recepção da comitiva na Semdes
A comitiva foi formada pelos técnicos do MDS, Hélcio Lima e Eudo Santos. Eles explicaram que a visita integra o fluxo do programa e é uma das formas de monitorar a execução das ações, permitindo que os municípios prestem contas sobre o que foi feito, além de identificar os pontos fortes e fragilidades na execução do programa. “Nosso intuito é monitorar o Programa de Aquisição de Alimentos. Nós viemos identificar essa cadeia de trabalho, entendendo se a secretaria recebeu o recurso, se as entidades estão recebendo os alimentos e se os agricultores estão entregando da forma correta. Tudo isso é baseado na legislação e nas normativas do MDS, para garantir que o município receba o recurso neste e nos próximos anos”, relatou Hélcio.
As agendas da comitiva foram acompanhadas pela coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Karine Barros, e pelo técnico da Cosan responsável pela gestão do PAA em Vitória da Conquista, Cristiano Sousa.