Desenvolvimento Social
Postado em 22 de maio de 2025 as 16:21:04
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou, nesta quinta-feira (22), uma ação comunitária na comunidade quilombola de Cachoeira das Araras. A atividade contou com a participação da equipe itinerante do Cadastro Único e do Cras Rural.
Essa foi a primeira de uma série de ações que serão desenvolvidas pela equipe do Cras Rural com o intuito de levar as ofertas da assistência social às comunidades quilombolas do município. “Além das ações do Programa Suas na Comunidade, que já vêm acontecendo de forma recorrente na Zona Rural, montamos um cronograma de ações comunitárias para atender às comunidades quilombolas, de modo que todas elas sejam contempladas. O nosso principal objetivo é levar a oferta de serviços para as pessoas dessas regiões, facilitando o acesso delas aos seus direitos”, explicou a gerente do Cras Rural, Gleisse Oliveira.
- Atendimentos do Cras
- Gleisse
- Atendimentos do Cadastro Único
A ação contou com o apoio da moradora da região, Abeir Mendes, que contribuiu na mobilização e organização do local de atendimento. “É muito bom ver o Cras se deslocando de Vitória da Conquista para atender a nossa comunidade. Isso facilita a vida dos moradores das regiões quilombolas, porque nós não precisamos mais sair daqui e ir para a cidade. Quando o Cras vem até aqui e atende nossas demandas, facilita a nossa vida”, afirmou Abeir.
- Abeir
- Elza
Durante a ação, os moradores puderam atualizar o Cadastro Único, resolver demandas relacionadas ao Bolsa Família, emitir a Carteira da Pessoa Idosa, Passe Livre e muito mais. A senhora Elza Prates participou da ação para emitir sua Carteira da Pessoa Idosa e reforçou como a atividade facilitou a vida dos moradores da comunidade. “É muito bacana essa ação. Quando eu preciso ir até Conquista, tenho que levar um acompanhante, e os meus filhos moram fora. E quando tem ação aqui na comunidade, eu posso vir sozinha e resolver tudo que preciso. Acho que, quando o Cras vem para cá, é muito melhor”, relatou Elza.